TCE-PE: metodologia de escuta amplia participação cidadã

A equipe da gerência de fiscalização do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) esteve em Petrolina, entre os dias 23 e 25 de setembro, para ouvir pais, alunos, professores e servidores das 45 escolas de ensino médio da rede pública do município. O encontro buscou conhecer as necessidades, problemas e desafios enfrentados pela comunidade escolar. 

A ação faz parte do projeto “Cidadão no Controle”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o TCE-PE e a Secretaria de Educação do Estado. A iniciativa busca desenvolver uma metodologia de escuta que permita avaliar como as políticas públicas, ofertadas ao cidadão, estão sendo executadas.

“O Tribunal de Contas da União quer ouvir os cidadãos de outros municípios para aprimorar a sua forma de atuar e contribuir para a melhoria da política pública, começando pela área de educação”, explicou Nazli Leça, gerente de fiscalização da educação do TCE-PE.

Também participaram da ação os servidores Diego Maciel, da Diretoria de Controle Externo do TCE-PE, e Renata Noronha, da Inspetoria Regional de Petrolina.

Infraestrutura das escolas, qualidade do ensino, merenda e transporte escolar estiveram entre os principais pontos discutidos durante o encontro.

Com uma metodologia leve e participativa, a escuta cidadã utilizou jogos e oficinas para integrar os participantes. Eles também responderam a um questionário on-line, disponível no site do TCU, que deve reunir mais de 40 mil respostas em todo país.

PETROLINA – A escolha de Petrolina se deu pelo fato de a cidade não estar na região metropolitana do Recife e contar com escolas nas zonas urbana e rural. Essa primeira experiência servirá de modelo para novas ações em outros municípios do país. 

Veja aqui a matéria divulgada na imprensa local.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-PE