TCE-PE: Novo curso sobre desenvolvimento gerencial tem início no dia 6

Outubro começa com uma capacitação nova na Escola de Contas: “Desenvolvimento Gerencial” é oferecido pela primeira vez pela instituição, com o professor João Carlos Cavalcanti. As aulas acontecem entre os dias 6 e 9, das 13h30 às 18h (20 horas/aula), na própria Escola, localizada na Avenida Mário Melo, 90, Santo Amaro.

O curso vai proporcionar ao participante o conhecimento de habilidades e competências gerenciais que visem melhorar o desempenho das atividades profissionais. Além deste objetivo, a capacitação pretende: diferenciar grupo e equipe de trabalho; elaborar um plano de atuação gerencial; reconhecer os papéis que o profissional deve desempenhar na função de gerente; identificar e aplicar as ferramentas de gestão para uma gerência estratégica.

O professor iniciará as aulas mostrando o conceito de gerente, os elementos constitutivos da gerência e o espaço de atuação (visão sistêmica da organização, identidade institucional e relação de poder na instituição). Na sequência, João Carlos aborda o gerente como especialista (em resultados, em mudanças e em gente), os papéis gerenciais (articulador, mediador e coordenador), grupos e equipes de trabalho (conceituação e processo de formação).

Por fim, o professor explica o gerente e a equipe de trabalho: processo de inserção do gerente em equipe já montada, resolução de conflitos e as ferramentas gerenciais – delegação e o desenvolvimento da equipe; planejamento e o alcance de resultados e comunicação, e o cumprimento dos objetivos organizacionais, além do plano de ação individual.

João Carlos Cavalcanti é pós-graduado lato sensu: em nível de especialização (MBA Executivo em Gestão e Liderança – UFPE) e em direito constitucional, administrativo e tributário (Esmape), além de bacharel em direito (UFPE).

Em caso de dúvidas, acesse o site escola.tce.pe.gov.br ou ligue para a Gerência de Ensino (Gens) da instituição, através do número (81) 3181-7953. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Twitter.