TCE-PI sedia reunião da Atricon

reunio_atricon_2 O presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), conselheiro Valdecir Pascoal, anunciou em reunião extraordinária da entidade em Teresina, nesta quinta-feira (29), que a associação vai entrar com ação declaratória de constitucionalidade (ADC) no Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Corte reaprecie a decisão de retirar dos Tribunais de Contas e transferir para as Câmaras Municipais o julgamento das contas de gestão de prefeitos ordenadores de despesas.

Ele reafirmou que a decisão do STF enfraquece a efetividase do controle, combate à corrupção e à má gestão, e disse que a Atricon e os Tribunais de Contas vão atuar em várias frentes para minimizar os seus efeitos. Além da ADC, a Atricon aguarda que a Procuradoria Geral da República ingresse com Embargos para tirar dúvidas sobre a extensão da decisão do STF.

Ele anunciou ainda uma grande mobilização da Atricon e dos Tribunais de Contas em relação ao tema da Ficha Limpa, com envolvimento das entidades de sociedade civil e imprensa. O objetivo é fortalecer a atuação dos TCs perante à sociedade e às instituições políticas. As medidas foram anunciadas durante reunião da Atricon nesta quinta-feira no TCE-PI. Participaram da reunião, além de Valdecir Pascoal, os conselheiros Cláudio Terrão, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG); Gilberto Jales, corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e Severiano Costandrade, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), todos diretores da Atricon.

Do Piaui, participaram o presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, os conselheiros Olavo Rebelo, Lílian Martins, Kennedy Barros e Kléber Eulálio, o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, que é membro da diretoria da Atricon; o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Piauí, Plínio Valente, e o procurador Márcio Vasconcelos.