TCE do Paraná aumentou produtividade em 20% no último ano

Conselheiro Durval Amaral, presidente em exercício do TCE: investimento maciço na capacitação dos servidores e jurisdicionados

A melhoria dos procedimentos internos e a adoção de novas ferramentas tecnológicas têm incrementado a produtividade do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). No último ano, o ritmo da análise e julgamento de processos na Corte aumentou em 20%. “O Tribunal de Contas tem se aprimorado e é reconhecido nacionalmente como um Tribunal de vanguarda”, afirma o presidente em exercício do órgão, conselheiro Durval Amaral.

O número foi divulgado na manhã desta terça-feira (6), durante a abertura do seminário sobre o Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar), na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), em Curitiba. Além do presidente em exercício do TCE, participaram da abertura do evento o diretor-geral da instituição, Angelo Bizineli, o diretor da Escola de Gestão Pública do Tribunal, Márcio Assumpção, o diretor de Contas Municipais, Akichide Walter Ogasawara, o assessor especial da Presidência, Duílio José Bento, e o diretor administrativo do CRC-PR, Hugo Catossi.

Dirigido a servidores municipais envolvidos com o envio de informações contábeis, patrimoniais e financeiras ao TCE, o encontro – que dura o dia inteiro – tem o objetivo de apresentar aos técnicos esta nova ferramenta de controle dos gastos públicos. O Proar vai permitir o monitoramento, em tempo real, da execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos públicos municipais. Ao detectar algum problema, os especialistas do TCE poderão atuar preventivamente, reduzindo o impacto das irregularidades na gestão do dinheiro público ou, até mesmo, evitando que elas ocorram.

Capacitação

O investimento em novas tecnologias não é a única diretriz colocada em prática pelo Tribunal. A orientação aos seus próprios servidores e aos gestores públicos tem sido outra característica do TCE. “O Tribunal tem a função de fiscalizar, mas, também, de formar e informar. Tem a missão de, mais do que punir, orientar o administrador”, declarou o conselheiro Amaral.

A mesma tônica teve a fala do diretor-geral do órgão: “O Tribunal tem investido maciçamente na capacitação dos servidores e jurisdicionados”, contou Angelo Bizineli. No ano passado foram 20 seminários, em todo o Paraná, apenas sobre o Sistema de Informações Municipais (SIM). Encontros sobre o Proar já aconteceram em Guarapuava e Foz do Iguaçu. Novos eventos como este deverão ocorrer em outras cidades do Estado.

Fonte: TCE/PR

Leave a Reply