TCE-PR irá economizar R$ 50 mil por ano em energia elétrica

EconomiaElétrica_TCE-PRA partir desta semana, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai implantar o desligamento automático dos computadores, a partir das 21 horas. Segundo cálculos da Diretoria de Tecnologia a Informação (DTI), a medida proporcionará uma economia de cerca de 360 KWh (quilowatts hora)/dia, o que poderá representar redução de 10% no consumo de energia elétrica. Em dinheiro, a poupança poderá chegar a R$ 50 mil por ano.

 “Os computadores serão desligados automaticamente e ligados manualmente pelo usuário quando da sua chegada ao trabalho”, explica Suzana Aparecida de Oliveira, titular da DTI. O desligamento automático, contudo, não elimina a parcimônia no uso da energia.

“É importante que os servidores continuem a boa prática de desligar o computador e monitores ao ir embora, pois a grande maioria encerra o expediente bem antes do horário limite”. Ou seja, entre a saída do funcionário e as 21 horas, muita eletricidade pode ser desperdiçada.

O TCE conta, atualmente, com cerca de 580 máquinas desktop (de mesa). O desligamento automático, que acontecerá apenas com esses desktops ou notebooks conectados à rede do Tribunal, deve atingir cerca de 200 delas. Ficarão de fora da rotina, por enquanto, apenas as máquinas que usam acesso remoto VPN.

De acordo com Tarbes Raymundo Júnior, diretor-adjunto da DTI, os benefícios da medida vão além do aspecto econômico. “Computador desligado não emite CO², contribuindo assim na redução da emissão de carbono”, destaca ele.

Segundo o site www.even.com.br, apenas um computador de mesa ligado 12 horas por dia emite, na atmosfera, 76 kgCO² por ano. O mesmo site estima que uma carro pequeno com uma pessoa, usado 7 dias por semana, circulando 20 Km por dia, emite 22 kgCO² por ano.

Fonte: TCE/PR