TCE-PR: Novo sistema de acesso garante segurança de servidores e visitantes

Mais seguro. O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Artagão de Mattos Leão, inaugurou na manhã desta quinta-feira (7) o novo sistema de acesso à Casa. Seis catracas foram instaladas na recepção do Edifício-Sede e serão acionadas por registro biométrico – que consiste no armazenamento das impressões digitais das pessoas que circulam pela Corte. O equipamento vai permitir melhor controle da entrada e saída de servidores e visitantes.

“Nossa preocupação maior é com a segurança de todos. Com este sistema damos um passo fundamental para eliminar possíveis vulnerabilidades no acesso a esta Casa”, declarou o presidente Artagão. A empresa responsável pela instalação do equipamento é a Headnet, que venceu concorrência lançada no início do ano passado. A expectativa é que o acesso biométrico ao Tribunal esteja em pleno funcionamento logo após o Carnaval.

“O objetivo é o controle do acesso de todos os funcionários efetivos, comissionados, terceirizados, estagiários e visitantes. Ninguém mais entrará no Tribunal sem o devido cadastramento na recepção do prédio”, explica Sérgio José Buzato, titular da Diretoria de Apoio Administrativo do TCE. O processo começou nesta quinta-feira, com os conselheiros, e prossegue seguindo cronograma estabelecido pela DAA.

Integração

As catracas acionadas por impressão digital são integradas ao sistema de monitoramento por câmeras. Elas possibilitam tanto o controle funcional – permitindo à Diretoria de Gestão de Pessoas um acompanhamento detalhado do cotidiano do servidor dentro da Casa -, quanto de visitantes. Relatórios poderão ser emitidos pela DGP e pela DAA. Neste caso, em favor das prefeituras e câmaras de vereadores de todo o Paraná, que poderão comprovar a frequência de seus funcionários nos cursos de capacitação ministrados em Curitiba pelo Tribunal.

Acessibilidade também é uma preocupação do TCE-PR. Duas catracas específicas para portadores de necessidades especiais foram adquiridas pelo Tribunal. Uma será instalada na recepção do Edifício-Sede e outra no Anexo. Também foi adquirida uma nova cancela eletrônica, que será instalada ao lado da já existente no acesso ao estacionamento. Dessa forma, tanto a entrada quanto a saída serão controladas pelo equipamento, acionado tanto pelo crachá dos servidores do Tribunal quanto pelos porteiros.

Fonte: TCE/PR

Leave a Reply