TCE-PR: Prêmio irá reconhecer 23 boas práticas municipais no Estado

Boas práticas de 23 municípios paranaenses serão reconhecidas, no dia 3 de dezembro, na entrega do 1º Prêmio Gestor Público Paraná. A solenidade será realizada às 18 horas, durante sessão solene da Assembleia Legislativa. O Prêmio Gestor Público é promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), em parceria com oito entidades, entre elas o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

A primeira edição do prêmio se concentrou em três temas: educação, tecnologia da informação e administração tributária. Recebeu inscrição de 89 projetos, desenvolvidos em 49 municípios. Desse total, a comissão julgadora – formada por nove representantes dos órgãos promotores – selecionou os 23 premiados.

As iniciativas escolhidas vêm de todas as regiões do Paraná. São desenvolvidas em administrações de todos os portes, desde Curitiba até, por exemplo, Guairaçá, município do Noroeste do Estado com cerca de 6.500 habitantes. A lista completa está na relação abaixo. Na solenidade, será anunciado o ganhador do Prêmio Especial, como o projeto mais inovador e que possa ser reproduzido entre os 23 vencedores.

Cultura do planejamento

Segundo o coordenador-geral do prêmio, Laerzio Chiesorin Júnior, o principal objetivo da iniciativa é desenvolver a cultura do planejamento na gestão municipal. “Vamos montar um banco de boas ideias que fomentem o planejamento, uma área que ainda merece pouco destaque”, afirma Chiesorin Júnior, procurador aposentado do Ministério Público de Contas, outro órgão participante. O material será reunido em site e publicação impressa.

Além do Sindafep, do TCE e do MPC, integram a iniciativa a Assembleia Legislativa; a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil; a Secretaria Estadual da Fazenda; a Associação Paranaense de Imprensa (ABI) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Cada município pôde inscrever até cinco iniciativas no prêmio. Todas as cidades inscritas foram visitadas por auditores da Receita Estadual, para conhecer o funcionamento dos projetos in loco. O coordenador-geral destaca que, para garantir a isenção da escolha, a comissão julgou os candidatos sem conhecer o município de origem e o valor investido no projeto.

O presidente do Sindafep, Agenor Carvalho Dias, destaca que o prêmio integra as iniciativas de responsabilidade social da entidade. A restrição da escolha ao âmbito municipal visou evitar envolver jurisdicionados da Receita Estadual – área de atuação do Sindafep.

Leave a Reply