TCE do Rio de Janeiro investe em Gestão de Pessoas por Competências

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, assinou contrato de consultoria em gestão de pessoas com a PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC) para realização de um projeto piloto de implantação do Modelo de Gestão de Pessoas por Competência no Tribunal. A reunião foi realizada na sede do TCE, contando com a presença do sócio responsável pela área de consultoria e Gestão de Pessoas da PwC, João Lins Pereira Filho, e do secretário-geral de Administração do Tribunal, Marcelo Alves Martins Pinheiro. O presidente Jonas Lopes destacou que o principal objetivo desse projeto é valorizar os servidores, “que são o maior patrimônio da instituição”.

Segundo o presidente, a modernização da Gestão de Pessoas é uma necessidade fundamental para garantir a efetividade das ações do TCE-RJ. “O cumprimento da missão institucional depende da competência de sua força de trabalho”, afirmou. João Lins salientou que o desafio da Gestão de Pessoas é conseguir colocar as pessoas certas nos lugares certos.

O Modelo de Gestão de Pessoas por Competências propõe-se fundamentalmente a gerenciar o gap (lacuna) de competências, ou seja, a reduzir ao mínimo a diferença entre as competências necessárias ao atingimento dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização. A prática piloto, que será realizada na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), visa a agregar expertise e tem como desafio a construção de um modelo que poderá ser compartilhado com os demais setores do TCE-RJ, promovendo a modernização e a melhoria da gestão em toda organização.

Projeto

Diagnóstico de maturidade em Gestão de Pessoas

Objetivo: avaliar o nível de maturidade do TCE-RJ em relação às melhores práticas em Gestão de Pessoas em organizações públicas, identificando as oportunidades de melhoria;

Produto esperado: relatório diagnóstico da situação atual do Sistema de Recursos Humanos do TCE-RJ, contendo seu nível de adesão às melhores práticas, recomendações de possíveis desdobramentos nos subsistemas de Recursos Humanos, contendo estudo de casos de sucesso de Gestão de Pessoas em organizações públicas e as oportunidades de melhoria identificadas.

Mapeamento de competências

Objetivo: mapear as competências organizacionais e profissionais desejadas para CRH, COL, COP, COV, contemplando a definição, descrição e desdobramento em conhecimentos, habilidades e atitudes;

Produtos esperados: relatório detalhado das competências mapeadas em itens de verificação ou comportamentos observáveis para cada competência; Banco de competências mapeadas, descritas, desdobradas e validadas.

Construção de modelo de avaliação do desempenho por competências

Objetivo: desenvolver um modelo de avaliação do desempenho com o novo fundamento de competências, através da organização dos critérios, do tipo de avaliação e das regras de modelo, contemplando aspectos relativos aos processos de avaliação, à devolutiva (feedback) para os avaliados e ao monitoramento do desempenho (relatórios de acompanhamento, planos de ação de desenvolvimento e outros);

Produtos esperados: relatório do modelo de avaliação do desempenho proposto, contendo referenciais teóricos norteadores, casos de sucesso em organizações públicas e aplicabilidade ao contexto do TCE-RJ; critérios, processos, metodologia e instrumentos de avaliação de desempenho por competências definidos e validados.

Leave a Reply