TCE-RN capacita primeira turma em Auditoria Financeira

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) realizou, por meio da Escola de Contas, capacitação em auditoria financeira aplicada à atividade de análise das contas de gestão no âmbito da Corte de Contas. A capacitação, dividida em dois módulos – um teórico e outro prático -, visa habilitar os Auditores de Controle Externo a implementar a auditoria financeira na metodologia de análise de Contas de Gestão, de acordo com o estabelecido nas Normas Internacionais de Auditoria (ISSAI), emitidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), e normas de auditoria financeira, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O módulo prático será realizado por meio de oficinas voltadas para análise de Contas de Gestão abrangendo três diretorias de controle externo do Tribunal: Administração Direta (DAD), Administração Indireta (DAÍ) e Administração Municipal (DAM).

Durante a realização do curso, foram apresentados como trabalho paradigma, os resultados das auditorias financeiras realizadas pela Coordenadoria de Auditoria de Operações de Crédito Externo – COPCEX, através da apresentação e discussão da metodologia para elaboração dos Relatórios de Auditoria Independente dos Projetos financiados com recursos externos oriundos do BID e do BIRD.

Além disso, a capacitação objetiva o atendimento do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas – MMD-QATC 2020, realizado pela ATRICON, em especial aos itens 12.2.1 a 12.4.4; 8 e 24 do Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas – QATC.

A capacitação foi realizada pelos Auditores de Controle Externo Márcio Roberto Loiola Machado, José Luiz Moreira Rebouças e Hugo Barreto Veras.

Márcio Loiola, Coordenador da Copcex, ao final do curso afirmou: “A capacitação busca discutir com os Auditores de Controle Externo eventuais dificuldades para implantação dos referidos conceitos, propondo, ao final, soluções que permitam a aderência aos padrões internacional da auditoria financeira nos trabalhos de fiscalização”.

ASCOM TCE-RN