TCE-RO lança novo portal com mais recursos, acessibilidade e funcionalidades

Priorizando a transparência, a acessibilidade, a usabilidade e a interatividade, foi lançado nesta quinta-feira (21) o novo portal institucional do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) na internet. Entre as novidades, estão uma arquitetura de navegação e um leiaute mais focados no usuário, facilitando sobremaneira o acesso do cidadão às informações e serviços do Tribunal.

A reformulação do portal teve como objetivo facilitar a rotina dos usuários, deixando o ambiente mais “clean”, atrativo, organizado e fácil de navegar. Para tanto, foram atualizados, reestruturados e reagrupados conteúdos – desde contatos, notícias, publicações, entre outros –, até serviços e canais de interação da sociedade com setores da Corte.

As alterações foram definidas ao longo de várias fases de estudos, diagnósticos e debates internos, envolvendo as áreas de TI e comunicação social, sob a coordenação da Presidência do TCE. Entre os pontos observados, o conhecido “teste dos 5 segundos”, um sistema de usabilidade que que serve para medir a efetividade das interfaces da página eletrônica.

“O novo portal está renovado, moderno, dentro do que o Tribunal merece, com um grau de informações e serviços extraordinariamente enriquecido”, observou o conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva: “E toda essa gama de conteúdo e informações está disponível para acesso aos cidadãos, 24 horas por dia”.

Além das mudanças de visual e performance, o novo site traz ainda importantes avanços:

FOCO EM CONTEÚDO

O portal do TCE-RO incorporou inovações que procuram atender os diversos públicos do Tribunal – cidadãos, jurisdicionados, imprensa, servidores, comunidade jurídica – e facilitam o acesso às informações, notícias, relatórios, entre outros.

A página eletrônica também permite acessar desde serviços específicos (certidões, envio de declarações/DBR, legislação, sistemas, Diário Oficial Eletrônico) até procedimentos relativos à atividade orientativo-pedagógica da instituição, com área dedicada à Escola Superior de Contas.

ACESSIBILIDADE E REDES SOCIAIS

Parte do que foi desenvolvido visa garantir a acessibilidade no portal. Utilizando atalhos do teclado é possível navegar entre os menus e conteúdos, além de ajustar o tamanho do texto. Outro avanço diz respeito à conexão com redes sociais, incluindo aquelas já utilizadas pelo TCE-RO, a exemplo do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

NOVO DOMÍNIO

O portal do TCE-RO está disponível também em um novo domínio. A utilização do domínio tc.br padroniza as unidades de endereços virtuais das Cortes de Contas do Brasil. A adesão não gera custos ao órgão. O domínio antigo (ro.gov.br) ainda será mantido, porém, quando o usuário acessá-lo será redirecionado ao novo domínio: https://tcero.tc.br. Ao utilizar o protocolo “https”, há também um ganho em segurança, uma vez que todas as informações que circulam entre a máquina do usuário e o servidor são criptografadas.

BUSCA INSTANTÂNEA

Outra novidade é o sistema de busca instantânea. Trata-se de uma tecnologia que permite mostrar os resultados da pesquisa, bastando somente o usuário começar a digitar em qualquer parte da página, ajudando a encontrar rapidamente o conteúdo desejado.

SIMPLIFICAÇÃO DOS MENUS

A distribuição do conteúdo prioriza a simplificação de menus, sem abrir mão de disponibilizar serviços e seções aos usuários. O menu principal, disposto na posição horizontal, na parte superior da tela, conta com quatro macromenus: Institucional, Serviços, Escola Superior de Contas e Mais Acessados. Logo abaixo, mais quatro serviços do TCE: Certidão Negativa, Consulta Processual, Sessões (calendário, pautas) e GSA (sistema de busca documental).

A página principal também oferece acesso rápido a todo o noticiário do TCE-RO, galerias de imagens e de vídeos, além de páginas como Ouvidoria, Portais da Transparência e Acesso à Informação, Portal Tô no Controle/aplicativo Opine aí e Concursos & Seleções.

ESTATÍSTICAS

Toda a reformulação do portal do TCE-RO se deu com base em estatísticas, contemplando dados sobre páginas mais acessadas, taxa de rejeição (quando se acessa um site e o abandona em seguida, sem interagir ou se interessar por outra página). Outra premissa básica foi o foco em imagem, a partir da expertise de portais noticiosos e institucionais do Brasil e de outros países.

CORES INSTITUCIONAIS E “TAGS”

A cartela principal de cores utilizada na nova página do TCE guarda harmonia com as cores do Brasão do Estado de Rondônia, objetivando, assim, atrelar iconograficamente o símbolo oficial à página eletrônica. Outro aspecto importante é a categorização de assuntos (“tags”), o que possibilita organizar o conteúdo do site de forma mais eficiente para que tanto os usuários, quanto mecanismos de busca tenham acesso fácil ao conteúdo.

VERSÃO MÓBILE

Além de estar disponível para uso em todos os navegadores, o novo portal é compatível com “smartphones” e “tablets” de todas as plataformas (Android e IOS). Para facilitar a navegação, a página é responsiva, ou seja, se adapta às caraterísticas e tamanho de tela de cada dispositivo (computador, celular e “tablete”).

ASCOM TCE-RO