TCE-RO realiza 2º encontro técnico para avaliação diagnóstica das redes municipais de ensino de Rondônia

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou nesta segunda-feira (27/9), de modo on-line, o 2º Encontro Técnico Formativo do Projeto de Avaliação Diagnóstica voltado para orientar as equipes de aplicação e correção das avaliações nas redes municipais de ensino que aderiram à iniciativa. 

O encontro teve como objetivo orientar os educadores sobre os instrumentos da avaliação – caderno de atividades, guia do professor, cartões-resposta e lista de presença –, além de informações sobre a aplicação e correção das avaliações e sobre o preenchimento e envio da Planilha Diagnóstica.  

Esse encontro faz parte da programação do projeto de avaliação diagnóstica proposto pelo TCE-RO para dar apoio técnico no planejamento e consolidação e análise dos resultados das 43 redes que aderiram a proposta.  

As explicações foram conduzidas pelo técnico da Secretaria de Planejamento do TCE-RO, Vinícius de Moraes, em conjunto com o secretário de Planejamento, Felipe Mottin, para as mais de 1200 pessoas que participaram do evento. 

OBJETIVOS 

Foi explicado que o foco dessa fase do projeto é fazer com que a rede aplique a avaliação diagnóstica para, pelo menos, 90% dos estudantes matriculados nos 2º e 3° anos do Ensino Fundamental.  

“Caso também opte em aplicar a avaliação para as turmas de 4° ao 9º ano do Ensino Fundamental, a rede deverá avaliar, no mínimo, 80% dos estudantes de cada um dos anos selecionados”, disse Vinicius, acrescentando que a aplicação deve ser presencial. Eventuais exceções precisam ser justificadas. 

A avaliação será gerenciada pela equipe designada pelos municípios (planejamento, execução e controle), observando-se o cronograma e os critérios definidos no plano de trabalho.  

Destacou-se ainda o apoio do TCE na parceria envolvendo quatro pontos principais: apoio técnico para o planejamento da avaliação; formação dos gestores e profissionais da rede; disponibilização de ferramenta para coleta e sistematização de dados; e disponibilização de relatório com a devolutiva dos resultados das avaliações. 

ASCOM TCE-RO