TCE-RR e Sebrae realizam evento pela disseminação da Lei Complementar nº 123/2006

Com início às 14h30 e término às 18h, foi realizado hoje (13), no Plenário do Tribunal de Contas de Roraima, o evento nacional “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”, uma parceria entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa, o Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) e os Tribunais de Contas do país. O encontro aconteceu simultaneamente em 22 capitais brasileiras, com o intuito de incentivar os gestores públicos a implementarem a Lei Complementar nº 123/06 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa) nos municípios brasileiros.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Haroldo Amoras dos Santos, que representou o governador José de Anchieta Junior e foi um dos palestrantes, do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Leonardo Rodrigues Moreira, do presidente do Tribunal de Contas de Roraima, conselheiro Essen Pinheiro e a conselheira- corregedora Cilene Salomão, da controladora-geral do município, Larissa Fernandes Soeiro, que representou a Prefeitura de Boa Vista, além da diretora superintendente do Sebrae Roraima, Luciana Surita, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima, Jadir Corrêa Costa. Os prefeitos que estiveram presentes foram Edson Leite (São Luiz do Anauá), Enildo Dantas Junior (Caracaraí), Altemir Silva (Pacaraima), José de Arimateia Viana (Alto Alegre), Jairo Amilcar Araújo (Normandia) e Roseny Araújo (Cantá), além do presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre, Max Queiroz. Apenas os municípios de Mucajaí, Iracema e São João da Baliza deixaram de enviar representantes ao evento.

Palestras – Na primeira apresentação, a diretora superintendente do Sebrae, Luciana Surita,explicou o “Projeto Prosperar”, que tem como objetivos potencializar o processo de implementação da Lei Geral nos municípios por meio da determinante atuação dos órgãos de controle externo, sensibilizando, orientando e apoiando os gestores públicos, além de gerar emprego e renda às populações dos municípios que aderirem ao projeto. Em seguida, o secretário Haroldo Amoras falou sobre “Os desafios do desenvolvimento na perspectiva dos municípios e dos pequenos negócios”, abordando a importância e a evolução dos pequenos negócios no Brasil, seu peso na economia do estado e dos municípios, ambiente legal dos pequenos negócios, dentre outros tópicos.

O auditor-fiscal de contas públicas do Tribunal de Contas, Laurindo Gabriel Neto, fez uma explanação sucinta sobre a Lei Geral como política pública de desenvolvimento local, ressaltando os aspectos mais relevantes, em especial a inserção dos pequenos negócios no âmbito das compras governamentais. Encerrando o encontro, o prefeito de Pacaraima, Altemir da Silva Campos, com a participação do secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Edson Peixoto, apresentou a “Experiência de Sucesso” no que se refere ao programa de desenvolvimento étnico rural sustentável do município, que engloba a agricultura familiar.

Ao final, a conselheira Cilene Salomão agradeceu a presença e pediu o empenho de todos para o sucesso dessa empreitada, que beneficia a sociedade como um todo. Ela explicou que este foi apenas o primeiro encontro, o início de um processo de conscientização e capacitação que se estenderá pelos exercícios de 2013 e 2014, e somente a partir de 2015 o TCE passará a cobrar o efetivo cumprimento da lei. Para ela, no entanto, isso não impede que cada gestor já se mobilize para implementar a lei emseu município tão logo seja possível. A coordenadora do evento esclareceu ainda que será necessária uma capacitação interna aos técnicos do TCE sobre a melhor forma de disseminar amplamente aos gestores as peculiaridades da LC 123/06, além de lembrar a ocorrência do programa de capacitação do TCE aos gestores municipais, que está em andamento.

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