TCE-RS confirma recondução do conselheiro Cezar Miola à Presidência

Pleno_TCE-RSO Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) confirmou a recondução do conselheiro Cezar Miola à Presidência da Instituição durante sessão especial de eleição e posse, realizada na tarde desta quarta-feira (17). Foram eleitos também, o vice-presidente, Marco Peixoto, o segundo vice-presidente, Iradir Pietroski, o corregedor-geral, Adroaldo Loureiro, o ouvidor, Estilac Xavier, e os presidentes das 1º e 2º Câmaras, Algir Lorenzon e Pedro Henrique Poli de Figueiredo.

O corregedor-geral do TCE-RS, Adroaldo Loureiro destacou que a decisão foi tomada em consideração à qualidade do trabalho realizado na atual gestão, que tem projetado o Tribunal de Contas nacionalmente. “A recondução é resultado do entendimento e da harmonia que existe no ambiente interno do TCE-RS.  Passamos por um momento de afirmação perante a sociedade rio-grandense”, disse.

De acordo com o presidente reeleito, a missão constitucional da Instituição, passa a expressar um compromisso com os resultados das políticas públicas. “Temos uma nova diretriz para o controle externo, tendo como base  o interesse da sociedade, avançando no exame qualitativo dos gastos públicos e auxiliando os gestores a perceberem onde o Estado ainda falha”, disse.

Cezar Miola ingressou no TCE-RS por concurso público, em 1992, como auditor público externo. Em 1998, novamente por concurso, assumiu o cargo de adjunto de procurador do Ministério Público de Contas (MPC), instituição onde se tornou procurador-geral em 2000. Indicado para o conselho do Tribunal, na vaga reservada ao MPC, em 2008, Miola chegou à presidência da Corte no segundo semestre de 2011.