Pelo nono ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) conquistou a recertificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade na Norma ISO 9001, mantendo sua distinção entre as Instituições que apresentam padrão de qualidade em nível internacional no desenvolvimento de suas atividades.
O TCE-RS é o único tribunal de contas a ter a ISO em todos os processos. A Certificação é uma credencial do bom desempenho técnico-operacional e de gerenciamento da Instituição, em conformidade com a norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Duas representantes da empresa de consultoria BSI Brasil Management Systems realizaram uma auditoria externa no Tribunal, entre 07 e 11 de outubro. Durante o período, elas visitaram a unidade de Porto Alegre e três regionais para avaliar o sistema de gestão e verificar se estão sendo obedecidos os princípios definidos na Norma, objetivando a melhoria contínua dos processos. A recertificação ISO 9001 consagra os esforços empreendidos na reestruturação, qualificação e dinamização do Tribunal.
A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. Auxilia todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.
De acordo com André Dietrich, coordenador da Assessoria de Gestão e Controle Interno (AGCI) do TCE-RS, para a busca do reconhecimento em 2013, o Tribunal percorreu um longo caminho, iniciado em 1997 com a criação do Escritório da Qualidade, definindo sua identidade organizacional, padronizando seus documentos, implantando a sistemática de medição e monitoramento de indicadores de desempenho (operacionais e estratégicos), estabelecendo padrões de trabalho e sistematizando a prática de auditorias internas anuais.
“A gestão, tendo por base seu Planejamento Estratégico e as reuniões de análise crítica pela Alta Administração, vem propiciando uma melhoria contínua nos processos de comunicação interna e com a sociedade, modernização nos seus procedimentos e instrumentos de trabalho. Também merece destaque os avanços na área de gestão de pessoas, desde a definição de perfis funcionais, preparação de ingressantes e avaliação de desempenho”, afirma Dietrich.
O presidente da Corte, conselheiro Cezar Miola, salientou que a recertificação demonstra o comprometimento de todos os seus servidores na melhoria dos serviços prestados à população gaúcha. “Eu quero compartilhar essa conquista com os colegas, autores desse processo, que ocorre em um momento histórico para o TCE gaúcho, da implantação do processo eletrônico. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que desenvolvemos um trabalho reconhecido em todo o País.”
Fonte: Assessoria de Comunicação Social TCE-RS (Fernanda Bagatini)