TCE-RS promove Seminário de Planejamento Estratégico para gestores municipais

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promove, na próxima quinta-feira, dia 21, o Seminário de Planejamento Estratégico Municipal, das 13h30min às 16h30min, no Auditório Romildo Bolzan (Rua Sete de Setembro, 388 – Centro Histórico de Porto Alegre). Destinado a gestores públicos, o evento debaterá o tema aplicado à realidade financeira dos municípios gaúchos.

O primeiro palestrante do seminário será o diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Nunes, que tratará do planejamento estratégico da Corte. Em seguida, o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal, Sandro Bergue, abordará a importância do pensamento estratégico em um contexto de esgotamento das finanças nas prefeituras.

Às 14h15min, haverá apresentação e discussão do caso de planejamento estratégico implantado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A palestra será ministrada pelos professores do curso de Tecnologia em Gestão Pública da Unipampa, Camila Furlan e Paulo Cassanego Júnior.

Às 15h, outras duas experiências estarão sendo debatidas. Primeiramente, a secretária da Saúde de Vacaria, Angelita Hermann, e o professor da Universidade de Caxias do Sul e ex-secretário de Saúde do município, Paulo Gilberto dos Santos Silva, apresentarão os projetos da Pasta. Em seguida, o secretário de Gestão de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, tratará do planejamento estratégico do município. A programação completa do seminário pode ser acessada aqui.

O presidente do TCE, Cezar Miola, destaca que a Corte tem investido na orientação dos municípios, auxiliando os gestores a identificar problemas e a criar estratégias para solucioná-los. “O evento vai enfatizar os impactos positivos da adoção do planejamento estratégico no Executivo e Legislativo municipais. É uma atuação colaborativa do TCE com os administradores”.

As inscrições para o evento devem ser realizadas por meio do site: http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/institucional/esgc/inscricoes_abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3214.9707 ou pelo email: treinamento@tce.rs.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Fernanda Bagatini)

Leave a Reply