TCE-SC é citado por ações na área da transparência pública

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) foi citado, nesta terça-feira (24), em artigo no jornal O Estado de São Paulo, um dos principais veículos de comunicação do país, como uma das entidades catarinenses que contribuem com o desenvolvimento do chamado Governo Aberto – um conjunto de ações para auxiliar órgãos públicos a atingir um nível superior de transparência, participação social e controle de contas.

Em texto assinado por Florencia Guerzovich e Paula Chies Schommer, duas das maiores especialistas brasileiras no assunto, o TCE/SC é mencionado como parceiro no trabalho de reduzir a resistência à adoção dessas práticas em Santa Catarina.

Entre outras ações, o TCE-SC está envolvido com a Comunidade de Padronização de Dados Abertos em Compras e Contratações Públicas, que terá a primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira (26). O encontro contará com a participação de integrantes de órgãos de controle, da Secretaria de Estado da Administração e da Prefeitura de Blumenau, onde está sendo desenvolvido um projeto piloto, os integrantes vão buscar definir um padrão de divulgação de informações relacionadas a compras e contratações.

“Temos hoje uma série de formatos de apresentação de dados. Desenvolver um modelo único será importante para melhor compreensão da sociedade e, por consequência, melhor controle social”, explica o diretor de Informações Estratégicas (DIE) do Tribunal, Nilsom Zanatto. Há três semanas, ele e a diretora de Licitações e Contratações, Caroline de Souza, participaram em Blumenau de um encontro da Comunidade de Padronização de Dados Abertos para planejar esse trabalho no Estado.

Leia a íntegra do artigo aqui.