TCE-SC: Hotsite e uso de IA em vídeo são as novidades da nova edição do Para Onde Vai o Seu Dinheiro

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) disponibilizou, nesta segunda-feira (8/9), a 23ª edição do Para Onde Vai o Seu Dinheiro, versão simplificada do parecer prévio do TCE/SC sobre as contas do governo do Estado relativas ao exercício de 2024 e que teve como relator o conselheiro Luiz Eduardo Cherem.

O material é publicado desde 2003, e a edição deste ano, com versões on-line para o celular, conta com inovações – acesse aqui. A primeira delas é que o Para Onde passa a funcionar como um hotsite, onde as informações aparecem de forma fluida e de fácil compreensão, assim como os gráficos e tabelas. Outra inovação é que cada um dos 14 temas destacados nesta edição têm uma abertura em vídeo gerado por inteligência artificial, com um resumo do capítulo. “A simplificação e a modernização da linguagem, que, a partir desta edição, inclui a inteligência artificial em vídeo como um dos elementos, explica onde o dinheiro da sociedade é aplicado e aproxima cada vez mais o cidadão da boa governança”, explica o relator.

Na avaliação do presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, que assina carta ao leitor na publicação, o Para Onde Vai o Seu Dinheiro “garante o direito à informação, valor fundamental para a democracia, como determina a Constituição do Brasil. Também favorece a transparência da gestão das contas públicas, exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal”, escreve. “Fiscalizar a aplicação do dinheiro público é um exercício de cidadania que contribui para a transformação social e a conquista de direitos”, completa.

Pontos de destaque
Foram 14 capítulos selecionados pelo comitê editorial da publicação para terem destaques nesta edição: Planejamento e orçamento; Execução orçamentária; Gestão contábil e gestão fiscal; Saúde; Previdência; Educação; Segurança pública, sistema prisional e Defesa Civil; Pesquisa científica e tecnológica; Empresas pública e mistas; Transparência; Meio ambiente e saneamento; FIA (e outros fundos); Ressalvas, recomendações e monitoramentos; e Emenda parlamentares.

Por decisão unânime, o TCE/SC emitiu, em sessão extraordinária híbrida do Pleno realizada em 4 de junho, parecer prévio pela aprovação das contas do governo do Estado relativas ao exercício de 2024, de reponsabilidade do governador Jorginho Mello. Houve duas ressalvas e 16 recomendações.

A partir desta versão do Para Onde, é possível acessar, no menu, os indicadores sociais de Santa Catarina, o relatório completo da Diretoria de Contas de Governo sobre as contas do governo, além do voto do relator, e as edições anteriores. A página também disponibiliza acesso às redes sociais do Tribunal de Contas.

Fonte: TCE-SC