O Tribunal de Contas de Santa Catarina vai realizar concurso público para a seleção de novos servidores do Órgão. Serão 50 vagas de Auditor Fiscal de Controle Externo distribuídas entre as seguintes áreas de habilitação profissional de nível superior: Ciências Contábeis (13), Ciências Jurídicas (10), Ciências da Administração (05), Ciências Econômicas (03), Informática (09) e Engenharia Civil (10).
Agora, a partir da definição do número de vagas, o TCE/SC verificará e definirá a instituição que será contratada para realizar o certame. O trabalho será realizado pela comissão instituída pela Portaria TC nº 0206/2015, publicada na edição Nº 1664, de 10 de março, do Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e).
Entre as atribuições do cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo estão o planejamento e a execução da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e de gestão dos órgãos sujeitos ao controle do TCE/SC, a realização de auditorias e a instrução de processos. Essas atividades são exercidas na sede do Tribunal, em Florianópolis, e nas unidades fiscalizadas no Estado, durante as inspeções “in loco”.
De acordo com o presidente da comissão, auditor-substituto de conselheiro Cleber Muniz Gavi, apenas serão disponibilizadas vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo, diferente do que estava previsto na Portaria TC nº 0206/2015. Fatores relacionados ao limite de gastos com pessoal, projeções orçamentárias e análise das prioridades ligadas às atividades de fiscalização motivaram a não inclusão de outros cargos no concurso a ser realizado neste ano.