Agora, o cidadão pode ter acesso às informações relacionadas às obras em andamento em Sergipe de forma facilitada com o auxílio da ferramenta “Observatório TCE”, disponível no site do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE). A plataforma foi lançada pela conselheira presidente, Susana Azevedo, no último dia 1º, durante a primeira sessão plenária de 2024.
O Observatório foi criado com o intuito de permitir o acesso às despesas e atos públicos de maneira simples e em um único lugar, por meio de gráficos e informativos detalhados e de fácil entendimento.
“A plataforma faz com que o nosso controle social, que é realizado pelo povo, seja exercido plenamente. Porque quando existir alguma dificuldade relacionada a determinada obra daquele município, o próprio cidadão sergipano vai poder encaminhar a reclamação para o nosso Tribunal e, a partir disso, poderemos agir com muito mais rapidez, com muito mais celeridade”, destaca a conselheira.
Na ferramenta, que está disponível na home do site, o cidadão tem acesso à quantidade de obras em execução no estado, valores investidos, contratos, situação da obra (em execução, finalizada, indício de paralisação e não executadas) e sua natureza (ampliação, construção, construção e reforma, fabricação, recuperação, reforma e serviços técnicos profissionais especializados). A plataforma permite ainda que as informações sejam filtradas por município.
“A ideia é que a gente divulgue informações gerenciais, como os valores das obras, os valores que já foram executados também, para que a população acompanhe essa execução dessas obras desses municípios e aí a gente tenha o fortalecimento do controle social, que é um dos objetivos aqui do Tribunal”, explica Miguel Augusto Barreto, diretor de Modernização do TCE-SE.
O Observatório é alimentado com informações obtidas através do sistema de auditoria da própria corte, o Sagres, a cada Prestação de Contas mensal feita pelos municípios. A ideia é que, em breve, ele contenha painéis com informações sobre outros setores sociais como educação, saúde e dentre outros.
Fonte: TCE-SE
Fotos: Igor Graccho