TCE-SE fará treinamento para controladores internos e responsáveis por portais de transparência

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) receberá controladores internos e responsáveis pelos portais de transparência dos órgãos públicos sergipanos nos próximos dias 1 e 2 de junho, no seu auditório, para um treinamento sobre o novo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

Na ocasião, serão apresentadas as novidades da edição 2023 do PNTP, cuja cartilha explicativa já está disponível para download​.

“É importante uma leitura prévia para que todos já possam tirar suas dúvidas durante o evento”, comenta a analista de controle externo I, Aline Lima. 

Algumas das atualizações presentes na cartilha estão relacionadas com os critérios da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133, de 2021) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018). 

“Há ainda critérios sobre obras e renúncia de receitas, entre outros; todos esses pontos serão destacados”, acrescenta a analista de controle externo II, Vanessa Reis.

De modo a contemplar todos os jurisdicionados, o público-alvo do treinamento foi dividido entre os dois dias do evento – as inscrições já podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas (Ecojan)​.

No primeiro, serão capacitados os controladores internos ou responsáveis pela alimentação dos portais de transparência das prefeituras, Governo do Estado, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. Já no dia seguinte, será a vez dos profissionais que atuam junto às câmaras municipais, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e Ministério Público.

Este é o segundo ciclo do PNTP, iniciativa da Atricon, juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Ao todo, serão mais de 100 itens analisados por técnicos dos TCs, com o auxílio dos controles internos.​

No âmbito do TCE/SE, a ação é conduzida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop). ​

Fonte: TCE-SE