TCE-SE promove ações comemorativas ao centenário de Lourival Baptista

lourivalbaptistaEm comemoração ao centenário de nascimento de Lourival Baptista, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promove seis dias de programação comemorativa, dias 4, 11, 16 e 21 de setembro e 2 e 3 de outubro. O evento será aberto ao público e é fruto de uma parceria com diversos órgãos, como a Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e Academia Sergipana de Medicina.

O conjunto de ações contempla lançamento de publicações, solenidades, homenagens e cerimônias litúrgicas em torno da memória e da história do ex-governador de Sergipe (1967-1970). Um dos livros a serem lançados, “Lourival Baptista: Pacificação e Desenvolvimento”, conta com o presidente do TCE, Carlos Pinna de Assis entre os seus autores.

A museóloga e historiadora Sayonara Viana, que é a coordenadora do projeto, destaca a importância do Tribunal de Contas tomar a frente das ações comemorativas. “O TCE foi criado na gestão de Lourival Baptista, uma reivindicação antiga que só torna-se concreta em seu governo”, diz a historiadora.

Foi um trabalho relativamente fácil o de organizar todas as memórias do Dr. Lourival, pois antes de morrer ele já tinha um museu em sua casa, em São Cristóvão. Era um homem muito organizado com os seus documentos, além de ser um colecionador de memórias e obras de arte”, complementou Sayonara.


Confira a programação completa:

DIA 04/09
Às 10H – Solenidade inaugural homenageando Dr. Lourival Baptista na Praça Siqueira de Menezes, em São Cristóvão.

Às 11H – Missa na Igreja Senhor dos Passos (Carmo menor), na Praça Senhor dos Passos em São Cristóvão, celebrada pelo Pe. Valtewan Correia Cruz.

DIA 11/09
Às 11H – Sessão Solene na Academia Sergipana de Medicina.

DIA 16/09
Às 11H – Sessão de autógrafos do livro “Getúlio escreve a Lourival: os bilhetes à Casa Civil da Presidência da República (1951 e 1954)”, organizado por Angela de Castro Gomes e idealizado por Francisco Baptista Neto, no Palácio Museu Olímpio Campos.

DIA 21/09
Às 17H – Sessão Especial na Assembleia Legislativa em homenagem ao Centenário de Nascimento do Dr. Lourival Baptista.

Dia 02/10
Às 10H – Solenidade de homenagem do Senado Federal e da Câmara de Deputados no Auditório Lourival Baptista, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Sessão de autógrafos do livro “Lourival Baptista: Pacificação e Desenvolvimento”, dos autores: Carlos Pinna de Assis, Francisco Baptista Neto, Luiz Eduardo Costa, Sayonara Viana e Verônica Nunes, no Espaço Cultural Ministro Carlos Ayres Britto, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Dia 03/10
Às 19H – Missa no Santuário Nossa Senhora Menina, em Aracaju, celebrada pelo Pe. Lázaro Brito Couto.