TCE-SP realiza ciclo para debater aperfeiçoamento da fiscalização no Estado

Fiscalização do Tribunal de Contas paulista volta a se reunir para aprimorar técnicas e ações no Estado e municípios

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizará, entre 18 e 21 de fevereiro, a 17ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização – uma série de palestras, exposições e painéis ilustrativos, que tem como meta aperfeiçoar os trabalhos e capacitar os servidores que trabalham com a fiscalização no Tribunal de Contas paulista.

O ciclo acontecerá no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, e contará com a presença dos Conselheiros, técnicos do TCESP, e servidores que compõem os diversos setores de fiscalização da capital e interior paulista.

De acordo com o Secretario-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi, um dos objetivos do encontro é capacitar e aprimorar o quadro de servidores da Corte de Contas paulista, de modo a desenvolverem seus trabalhos, com efetividade, dentro do cumprimento dos objetivos almejados, e de acordo com a regulamentação dos critérios da fiscalização e legislação.

Além disso, o Secretário-Diretor Geral destaca que a realização do evento, que completa este ano sua décima sétima edição, é extremamente salutar aos servidores, pois permite que haja um maior intercâmbio de informações e troca de experiências entre os funcionários de diversas regiões do Estado.

A abertura dos trabalhos acontecerá na segunda-feira (18/2), ás 15h00, com a palestra inaugural a ser proferida pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Na terça-feira (19/2), a partir das 9h00, serão abordados temas como a saúde do trabalhador, gestão de pessoal, planejamento da fiscalização e exposição dos técnicos responsáveis pelo Sistema de Auditoria Eletrônica (Audesp). As 16h30, o Conselheiro Sidney Beraldo profere palestra onde abordará o tema ‘Processo de Gestão por Resultado’.

A programação de quarta-feira (20/2), também em tempo integral, a partir das 9h00, abordará, dentre outros temas importantes, a aplicação de recursos nas áreas de Saúde e Educação, repasses ao Terceiro Setor, elaboração de contratos e atos de pessoal. O fechamento das atividades do dia será feito com a palestra ‘Considerações sobre o limite de endividamento dos municípios, tema que será desenvolvido pela Conselheira Cristiana de Castro Moraes.

No último dia do evento, na quinta-feira (21/2), na parte da manhã, estão previstas a exposição de painéis e a realização de palestra a ser proferida pelo Conselheiro Dimas Ramalho e que tratará sobre a Transparência nas ações do Poder Público. O encerramento do encontro ficará a cargo do Secretário-Diretor Geral da Casa, Sérgio Ciquera Rossi, que discorrerá sobre a nova sistemática da fiscalização e ações do TCESP no Estado e municípios.

Confira a íntegra da programação

Leave a Reply