TCE-TO: Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância é assinado entre entidades

Iniciativa da Corte mobilizou gestores a firmarem ações em prol de crianças 0 e 6 anos

“Uma política pública que começa no ventre da mãe e vai até os seis anos de idade da criança, passando pela vacinação, alimentação e saneamento, é uma política pública multidisciplinar e nós sabemos que os prefeitos aqui presentes precisarão de todo o apoio nessa caminhada. Então, o TCE-TO se coloca como parceiro nessa tarefa”. A frase é do presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, durante o evento de assinatura do ‘Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância’.

A iniciativa do TCE-TO reuniu, no auditório da Corte, na tarde desta quinta-feira, 4 de maio, o governador do Estado, Wanderlei Barbosa e 82 prefeitos municipais, mais autoridades do Tocantins como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casarotti, a Defensora Pública-geral, Estellamaris Postal e senadora Professora Dorinha Seabra Rezende. 

A ação teve o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae=TO) e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e foi desenvolvida por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), que tem o como coordenador o conselheiro José Wagner Praxedes. O conselheiro Manoel Pires dos Santos, relator da pasta da Cidadania e Justiça, que tem estreita ligação com a temática, também participou do encontro.  

Tela

Na entrada do auditório do TCE-TO, onde aconteceu o evento, houve um momento lúdico com o objetivo de engajar gestores e representantes de instituições na causa. Uma grande tela em branco foi posicionada, e com a coordenação do artista plástico Ronan Gonçalves Rogo, os presentes, utilizando as tintas coloridas disponibilizadas no local, deixaram as marcas das suas mãos na tela, criando, assim, um grande painel que simboliza o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância.

“Todos vocês que vieram até aqui saibam que, quando colocaram as mãos ali, naquele painel, assumiram, não conosco aqui do Tribunal de Contas, mais com todas as 175 mil crianças do nosso estado, um compromisso importantíssimo”, destacou o presidente do TCE-TO.

Objetivos do compromisso

Os prefeitos dos 139 municípios do Tocantins foram convidados pela Corte de Contas, os 82 presentes assinaram o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância. Os 57 que não puderam comparecer serão convidados pelo Tribunal para assinar em um segundo momento, uma vez que a ação prevê objetivos comuns como: reiterar o compromisso com o Pacto Nacional pela Primeira Infância; aproximar esforços das instituições públicas e capacitação da sociedade e dos servidores públicos sobre o tema; acompanhar os indicadores estaduais e municipais que apontam resultados de Políticas de Atenção à Primeira Infância; desenvolver ações voltadas a esse público alvo e elaborar ou revisar o Plano Plurianual (PPA) e peças orçamentárias que constem, de forma clara e transparente, a identificação dos recursos investidos na priorização da primeira infância.

Atricon e IRB

O evento foi prestigiado pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, do TCE-RS e também pelo conselheiro Edson Ferrari, do TCE-GO, que ocupa o cargo de presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Cézar Miola destacou: “Esse momento é histórico não só para o Tocantins, mas para o Brasil. É uma ação articuladora. Os TCs têm se associado pela interação da sociedade”, e citou a frase de Miguel de Cervantes, no livro Dom Quixote de La Mancha: “quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha junto é o começo da realidade”.

Edson Ferrari fez um chamado aos gestores públicos a se engajarem na ação proposta. “Esse evento é uma forma de mobilizar a sociedade para a formação de futuros cidadãos e de cumprir o que determina o artigo 227 da Constituição Federal, que trata da primeira infância dando condições básicas de vida”, destacou.

O coordenador do Comitê Técnico da Primeira Infância e servidor do TCE-GO, Halim Antonio Girade, destacou que a fase que vai de 0 a 6 anos é a mais importante do desenvolvimento humano, pois é quando o cérebro forma mais de 90% de suas conexões neurais. Ela tem grande impacto no resto da vida. Criança cuidada, com creche, escola, vacinas e atendimento médico tem mais chances de tornar-se um adulto saudável e produtivo.

Clique aqui e assista o evento na íntegra no canal do Youtube do TCE/TO.

Fonte: TCE-TO