TCE-TO faz levantamento para apurar acesso à água em escolas públicas do Estado

Projeto Sede de Aprender faz parte de uma ação conjunta entre instituições de controle

Com objetivo de promover ações voltadas ao desenvolvimento do “Projeto Sede de Aprender Nacional”, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica e Operacional, celebrado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), para a realização de um levantamento sobre o acesso à água nas escolas públicas do Estado. 

A Corte Tocantinense, por meio da Coordenadoria de Auditorias Especiais (COAES), começou os trabalhos na última quinta-feira (6), visto que os dados do Censo Escolar 2021, no tema infraestrutura, demonstraram que no Tocantins 62 unidades da rede pública têm ausência de água e/ou falta de água potável. A Quinta Relatoria do TCE-TO, que tem como titular a conselheira Doris de Miranda Coutinho, é a responsável pela aplicação desse levantamento.

Segundo a coordenadora da COAES, Lígia Braga, o objetivo do levantamento é conhecer a operacionalização do sistema de abastecimento de água das escolas que declararam no Censo 2021 não possuírem água e/ou a água existente não é tratada. “Constatado este fato, queremos identificar se as Secretarias de Educação Estadual e/ou municipais tem conhecimento desta situação  e  quais as ações que são realizadas para garantir o acesso adequado de água nas escolas”, pontuou Lígia.

Equipe do TCE-TO foi a campo para fazer o levantamento

Como parte do trabalho do TCE-TO, a COAES recebeu na quinta-feira (6), a secretária de Educação de Porto Nacional Helane Dias Rodrigues e a Superintendente Educacional do município, Alessandra Escobar, para uma reunião onde foram pontuados como será realizado o levantamento nas cidades selecionadas pela Corte. “Essa reunião nos proporcionou mais aprendizado quanto ao trabalho que o Tribunal tem feito junto aos municípios, com o objetivo de melhorar a aplicação das políticas públicas para a sociedade, no caso específico, para as crianças de Porto Nacional”, destacou Helane.

Ainda de acordo com Lígia, durante os trabalhos serão realizadas entrevistas com gestores da Educação e diretores das escolas. No plano amostral foram selecionados unidades escolares dos seguintes municípios: Miracema do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Porto Nacional, Santa Tereza do Tocantins e Tocantínia. “O acesso à água de qualidade é fundamental para que crianças e adolescentes possam aprender, brincar e se desenvolver com saúde.”

Fonte: TCE-TO