TCEMG sediará maior evento de Contabilidade Pública do Estado

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) promovem, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o maior evento de Contabilidade Pública do Estado, o VIII Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal e a V Jornada de Contabilidade Pública. O evento é gratuito e será realizado no auditório Vivaldi Moreira, sede do TCEMG, em Belo Horizonte.

O objetivo do encontro é a capacitação técnica dos contadores municipais frente às questões atuais, tendo como público alvo contadores, auxiliares contábeis, estudantes de contabilidade (graduação e pós-graduação) e servidores públicos em geral. Serão realizadas palestras com os seguintes temas: Matriz de saldos contábeis: os desafios para implementação; Implantação do e-social na Administração Pública; Papel das ouvidorias; A qualidade da informação contábil como instrumento de transparência e controle social; entre outros.

Para o assessor da Presidência do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, que será palestrante no terceiro dia, “esse evento representa grande oportunidade para os diversos setores da sociedade e da Administração trocarem experiências, de modo a passar ao público assuntos atuais e controversos relacionados ao cotidiano do profissional da contabilidade”.

A palestrante Flávia Araújo e Silva disse que “em virtude das grandes mudanças pelas quais a contabilidade aplicada ao setor público vem passando, o evento é uma grande oportunidade de atualização para os profissionais da classe contábil, assim como um momento para ricos debates sobre os temas mais contemporâneos da área contábil”. Flávia é mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela UFMG e coordenadora de Contabilidade do TCEMG.

Outros nomes importantes do setor da Contabilidade e Administração Pública estão escalados para se apresentarem durante os três dias de evento, entre eles estão: o controlador-geral adjunto do Estado de Minas Gerais, Tiago Fantini Magalhães; o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Milton Mendes Botelho; o auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Renato Perez Pucci; o superintendente da Controladoria Regional da União, Breno Alves Cerqueira; e a assessora do Tesouro Estadual da Secretaria do Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), Carla Renata Leal Carneiro.

Essa é quinta edição da Jornada de Contabilidade Pública que, pela primeira vez, realizou parceria com a AMM e fez a integração com o VIII Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal. Toda a programação está disponível no hotsite do evento onde os interessados, também, podem realizar sua inscrição: https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/jornadacontabilidade

Os participantes terão certificado de 24 horas / aula ao final do encontro.

Ascom TCE-MG