TCE/SC realiza treinamento de servidores que integram unidades de controle interno do Governo do Estado para uso do sistema eletrônico de auditoria

A Diretoria de Informações Estratégicas (DIE) do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou, nesta sexta-feira (20/9), treinamento de servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE) e dos controles internos das unidades estaduais para repassar informações sobre o Sistema de Gestão de Trilhas de Auditoria (SGTA). A ferramenta, disponibilizada no Portal da Instituição (www.tce.sc.gov.br), é voltada ao gerenciamento de informações, inconsistências e indícios de irregularidades que possam prejudicar a regular gestão governamental, com vistas à sua solução de forma tempestiva e preventiva.

Ao abrir a atividade de capacitação, o diretor da DIE, auditor fiscal de controle externo Nilsom Zanatto, explicou que o sistema, instituído pela Instrução Normativa N. TC-25/2019 e disponível na Sala Virtual do TCE/SC, deverá ser utilizado obrigatoriamente pelas unidades que integram a administração direta e indireta dos órgãos estaduais fiscalizados pelo Tribunal.

Em sua apresentação, o auditor fiscal de controle externo Alessandro Marinho de Albuquerque, coordenador de Informações para Fiscalização da DIE, aproveitou para lembrar os participantes da necessidade do cadastramento dos usuários que irão atuar como supervisores e analistas em cada área de tipologias, como recursos humanos, compras, licitações, contratos, previdência, conforme já mencionado em ofício encaminhado no mês de agosto. Tal procedimento, segundo o servidor Michel Luiz de Andrade, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TCE/SC, deverá ser feito por meio da Sala Virtual, com o uso da senha pessoal no Sistema de Gestão de Identidades (SGI).

De acordo com os auditores da DIE, a providência é essencial para o recebimento, a análise, confirmação e apresentação de esclarecimentos para cada uma das situações encaminhadas pelo Tribunal aos controladores internos, em 10 dias, prazo que poderá ser prorrogado mediante a demonstração da inviabilidade de seu cumprimento.

Cerca de 70 pessoas participaram da capacitação na sede da Corte catarinense. Algumas fizeram questionamentos, especialmente, sobre os perfis de usuários e sobre as notificações de informações enviadas às unidades de controle interno, que ocorrerão via alerta no próprio sistema e via encaminhamento de e-mail aos supervisores e analistas.

Na oportunidade, os representantes do tribunal salientaram que explicações detalhadas sobre o funcionamento do SGTA podem ser obtidas no manual publicado em http://manual.tce.sc.gov.br/SGTA/. Destacaram que, em caso de dúvidas, o usuário poderá entrar em contato com o serviço de Service Desk da DTI, por telefone, no número (48) 3221-3818, ou pelo e-mail helpdesk@tce.sc.gov.br, para os esclarecimentos necessários.

 

Saiba mais: O Sistema de Gestão de Trilhas de Auditoria (SGTA)

Desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás, o SGTA é uma ferramenta de monitoramento e controle dos gastos governamentais.

Disponibilizado em ambiente web, o sistema possibilita encaminhar aos responsáveis pelo controle interno informações, inconsistências e indícios de irregularidades gerados a partir de trilhas que integram a matriz de risco do TCE/SC e extraídos por meio do cruzamento de diversas bases de dados, internas e externas ao Tribunal.

Com isso, permite que o controlador interno avalie e confirme ou não os resultados e, se for o caso, adote as providências necessárias.

Acompanhe o TCE/SC:Fonte: Livro-texto do XIX Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

Instagram: tce_sc

 


Este conteúdo está disponível em: http://www.tce.sc.gov.br/intranet-acom-ouvidoria/noticia/50220/tcesc-realiza-treinamento-de-servidores-que-integram-unidades