TCM-BA: conselheiros discutem plano estratégico para a Atricon

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia reuniram-se na manhã desta terça-feira (16/05) para discutir o Plano Estratégico de atuação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o período entre 2018 a 2023. A reunião foi coordenada pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso e dirigentes da Atricon, Valter Albano e Ronaldo Ribeiro, que recolheram sugestões para a elaboração do plano, com o objetivo de fortalecer a atuação das cortes de contas frente a crescente demanda da sociedade.

A direção da Atricon tem realizado encontros com conselheiros dos tribunais de contas de todos os estados do país para definir metas e instrumentos de atuação de médio e longo prazos. A estratégia é transformar o órgão num centro de desenvolvimento e difusão de tecnologia para a realização de auditorias de controle, de modo a qualificar ainda mais o trabalho das cortes de contas.

“Precisamos robustecer o próprio controle interno dos tribunais de contas, ter instrumentos de avaliação sobre o nosso desempenho, comparar resultados, trocar experiências para tornar mais ágil e efetivo o cumprimento de nosso dever constitucional. Isto é o que espera de nós a população, e para enfrentar este desafio, num mundo em que as comunicações são quase instantâneas, a tecnologia se renova diariamente, é preciso ter os olhos no horizonte, incorporar novas técnicas, novas ferramentas para analisar com o devido cuidado o desempenho dos órgãos públicos jurisdicionados”, ressaltou o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto.

Segundo ele, a elaboração do Plano Estratégico da Atricon, é mais uma oportunidade para que os conselheiros de contas do país reflitam sobre a efetividade do próprio trabalho e planejem os passos necessários para o fortalecimento dos órgãos de controle externo do país nos próximos anos.

Da reunião participaram os conselheiros do TCM Fernando Vita, José Alfredo Rocha Dias, Plínio Carneiro Filho, Mário Negromonte, Paolo Marconi, Raimundo Moreira e o presidente Francisco de Souza Andrade Netto. Presentes também os conselheiros substitutos, Ronaldo Sant’Anna, Cláudio Ventin, Alex Cerqueira Aleluia, Antonio Carlos Silva e Antonio Emanuel Andrade de Souza. O Procurador chefe do Ministério Público Especial de Contas junto ao TCM, Danilo Diamantino também prestigiou o evento e apresentou sugestões para o plano da Atricon.