TCE-RO recebe alunos do curso de Administração do Ifam/Humaitá para aula técnica

Alunos do curso técnico de Administração do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), unidade de Humaitá, cidade a pouco mais de 200 quilômetros de Porto Velho, participaram na sexta-feira (12), na sede do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), de uma aula técnica envolvendo temáticas afetas à administração pública brasileira.

Realizada na sala de aula II da Escola Superior de Contas do TCE, a atividade foi aberta com palestra do conselheiro-substituto Erivan Oliveira da Silva sobre noções de direito tributário, visando proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre essa matéria, cujo teor tem relação com habilidades e competências necessárias para sua futura atuação profissional.

Após breve intervalo, os alunos amazonenses puderam assistir à palestra ministrada pelo servidor Laercio Fernando de Oliveira Santos sobre administração pública e os Tribunais de Contas do Brasil, envolvendo ainda conceitos sobre o Estado, sua organização e estrutura, entre outros.

De acordo com o coordenador do curso técnico de Administração do Ifam de Humaitá, o professor Clênio Farias, a aula técnica ofertada pelo TCE rondoniense foi importante para que os alunos compreendam o funcionamento dos Tribunais de Contas e como eles podem participar não só como profissionais, mas como cidadãos, na fiscalização dos recursos públicos.

“Além disso, eles puderam vivenciar na prática como é o funcionamento da administração pública, cujos conceitos teóricos eles aprendem em sala de aula”, acentuou o coordenador.