TCM-CE começa a utilizar novo programa para fiscalização

IMG_5771 menorO Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) começou a utilizar uma nova ferramenta que otimiza ainda mais a fiscalização das Prefeituras e Câmaras cearenses. Trata-se de software inovador, mecanismo desenvolvido de acordo com as características operacionais do TCM-CE. Ele possibilita uma espécie de leitura automatizada e em larga escala dos dados cadastrados no seu Sistema de Informações Municipais (SIM), plataforma que armazena as prestações de contas mensais.

Para o presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, “esse é o tipo de investimento que acreditamos ser imprescindível para a modernização da instituição. Vemos isso como o caminho que deve ser seguido para que os resultados do nosso trabalho sejam atingidos com a eficiência que é exigida do serviço público”.

Através do cruzamento de informações, o programa facilita a identificação e visualização de situações que mereçam maior atenção com base em critérios de auditoria, como a presença de um agente público em mais de uma folha de pagamento, com horários de expediente incompatíveis, indicando acumulação indevida de cargos.

A ferramenta permite a comparação entre municípios, de forma ampla ou regionalizada, evidenciando, por exemplo, casos em que produtos ou serviços similares estejam sendo adquiridos com alta divergência de preços. Além disso, possibilita análises qualitativas, quantitativas, aponta tendências e identifica cenários anormais, auxiliando para que o controle externo atue de forma mais direcionada.

O mecanismo, que já está em uso pelas Inspetorias da Corte de Contas, também pode proporcionar o cruzamento das informações com banco de dados de outros órgãos de controle que venham a firmar parcerias com o TCM-CE.