TCM-CE e Unichristus assinam acordo de cooperação na área acadêmica

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) oficializou mais um acordo de cooperação na área acadêmica, ampliando, assim, o processo de difusão do projeto de interlocução que vem desenvolvendo para a formação de bases da cidadania entre os estudantes cearenses. Dessa vez foi com o Centro Universitário Christus (Unichristus).

O presidente do TCM-CE, Francisco Aguiar, e o pró-reitor de planejamento e administração daquela organização de ensino, Estevão Lima de Carvalho Rocha, assinaram o termo que estabelece as cláusulas de responsabilidade técnica de cada uma das partes.

O objetivo da iniciativa é orientar o público acadêmico sobre transparência e controle social no âmbito municipal, e, por meio dos mecanismos usados pelo Tribunal, mostrar exemplos práticos na administração pública. Para o presidente Francisco Aguiar o projeto “Aproximando o TCM da Comunidade Acadêmica” auxilia na formação de futuros profissionais e cidadãos.

“Nesse esforço estamos indo às escolas fundamentais, de ensino médio e aos espaços universitários. Esse é um trabalho transformador que exige união de propósitos e energias construtivas”, disse o dirigente do TCM-CE. O pró-reitor da instituição de ensino superior destacou, por sua vez, que “este momento é muito importante” porque a universidade “consegue unir a academia e a prática”.

A  diretora da Escola de Contas do Tribunal, Sandra Valéria, após a assinatura explicou como essa parceria irá funcionar. Primeiro haverá uma visita ao Tribunal, seguida da palestra “Conhecendo o TCM”. Os técnicos da Corte de Contas também irão dar orientações e exemplos práticos sobre as NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público). Há ainda o Torneio TCM, que premiará um trabalho de monografia, com previsão para acontecer no próximo ano.