TCM do Pará faz palestra sobre Controle Interno na Sesan

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará realizou, nesta quinta-feira (22/08), na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) da Prefeitura de Belém, palestra sobre a importância do Controle Interno na administração pública municipal.

A palestra sobre Controle Interno foi ministrada pelo técnico de Controle Externo Cleber Mesquita, diretor adjunto da Diretoria de Apoio aos Municípios (DAM) do TCM-PA. A palestra foi solicitada pela Sesan e autorizada pelo presidente do TCM-PA, conselheiro José Carlos Araújo.

A palestra sobre Controle Interno teve como público-alvo, além do secretário de Saneamento Luiz Otávio Mota Pereira, diretores, assessores e técnicos da Sesan.

Segundo Cleber Mesquita, o Controle Interno é o controle exercido pela própria Administração sobre seus órgãos e servidores; é a vigilância, orientação e correção que um órgão ou autoridade exerce sobre as atividades dos demais órgãos e autoridades dentro da administração. O Controle Interno verifica se tudo corre de acordo com a lei, com os programas elaborados, com as ordens dadas e com os princípios admitidos.

“É a fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos ou serviços, para que tudo isso não se desvie das normas preestabelecidas”, esclareceu o diretor adjunto da DAM/TCM-PA.

Leave a Reply