A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) recebeu a homenagem na tarde desta terça-feira (27.8), numa iniciativa do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) Joaquim de Castro, que é também vice-presidente da entidade nacional.
Com a presença de Edilson de Sousa Silva, presidente da Atricon e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), a homenagem reuniu também conselheiros e procuradores do TCMGO. Ele agradeceu a homenagem e expressou sua gratidão e reconhecimento pelo apoio e colaboração dos Tribunais de Contas ao longo dos 32 anos de existência da entidade, destacando “a importância de continuar avançando na promoção da transparência e da governança no Brasil”.
Joaquim de Castro enfatizou que a Atricon ‘’ tem se consolidado como uma entidade forte sempre presente nos acontecimentos nacionais, defendendo uma gestão de qualidade cada vez maior com sociedade’’.
Para o conselheiro do TCMGO, Fabrício Motta, diretor de Relações Jurídico-Institucional da Atricon, ela surgiu “como uma entidade mais voltada para seus membros, inicialmente, e se tornou essencial porque lida com instituições permanentes perenes no Brasil”. Motta elogiou a capacidade da associação em unir esforços para o fortalecimento das instituições de controle
O presidente da Associação do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Melo participou do encontro e ressaltou a importância da Atricon na busca da unidade nacional das instituições de controle externo.
Durante as falas, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Henrique Pandim, destacou a importância da Atricon em promover a transparência e a governança ao longo dessas três décadas. O conselheiro Francisco Ramos reforçou o impacto positivo que a atuação da Atricon teve em todo o sistema de controle externo.
O encontro reforçou o compromisso mútuo das instituições em seguir atuando com rigor e responsabilidade em prol do desenvolvimento sustentável das administrações públicas e em benefício da sociedade.
Fonte: TCM-GO