TCM-GO: Escola de Contas oferta Curso de Capacitação em Investimentos RPPS

Como o objetivo de capacitar os jurisdicionados para a gestão e a fiscalização de investimentos em RPPS, a Escola de Contas do TCM GO vai receber dos dias 11 a 13.02.14 os inscritos no Curso de Capacitação em Investimentos de RPPS. Com carga horária de 21 horas, o curso que é promovido gratuitamente pela Associação Goiana dos Municípios (AGM), vai acontecer pela manhã das 9 às 12h e a tarde das 14 às 18h.

Os gestores, membros de comitê de investimentos, membros de conselhos administrativos ou fiscais de RPPS, são o público alvo do curso, que também tem como objetivo capacitar para o exame de certificação, sendo que o mais específico é o Certificado Gestor de RPPS – CGRPPS da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC.
As inscrições estão sendo feitas no site da AGM, basta acessar a área de “Eventos”. O curso será realizado mensalmente, de fevereiro a dezembro de 2014. Ao todo são oferecidas 33 vagas, sendo 30 para servidores municipais e 3 para servidores do Tribunal.
Programação

A programação do curso segue as orientações da APIMEC. Temas como fundos de investimentos, políticas de investimentos, mercado financeiro, sistema financeiro nacional e gestão do passivo previdenciário serão abordados durante as aulas.

O consultor financeiro internacional Raulison Resende, o consultor jurídico de fundos de previdência e especialista em Gestão Previdenciária e Regimes Próprios de Previdência, Mauro Branquinho, e o bacharel em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela UNEB e especialista em Mercado de Capitais, Achilles de Santana Júnior, serão responsáveis por ministrar os conteúdos.
Exigências
O Ministério da Previdência Social prevê a necessidade de profissionalização dos servidores, com certificação de instituição reconhecida, além de transparência e publicidade nas ações ligadas ao RPPS. A exigência de certificação para membros dos comitês de investimentos e dos gestores dos recursos de previdência varia de acordo com o patrimônio dos fundos.
Os gestores de RPPS com mais de cinco milhões de patrimônio têm até 180 dias a partir do final do semestre que for alcançado o limite de cinco milhões de patrimônio para se capacitar. Os gestores de RPPS com qualquer fundo de patrimônio têm que estarem capacitados a partir de 1º de janeiro de 2015. A maioria dos membros do Comitê de Investimentos com mais de cinco milhões de patrimônio precisam se capacitar a partir de 31 de julho de 2014. Já os novos RPPS precisam cadastrar seus novos gestores em 180 dias a partir da lei de criação do Regime.
Serviço:
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INVESTIMENTOS DE RPPS

Data:
11 a 13.02.2014
Local do Curso: Escola de Contas do TCM GO
Rua 68, nº 727, Centro. Goiânia – GO.
Fone: (62) 3216-6204.
Público alvo: Gestores, membros de comitê de investimentos, membros de conselhos administrativos ou fiscais de RPPS.
Vagas: 33 (trinta e três) vagas por curso, sendo 30 (trinta) para os jurisdicionados e 03 (três) para servidores do Tribunal.
Coordenação científica: Dr. Mauro André Branquinho Ferreira – OAB/GO nº 26.853
Consultor de Previdência da AGM.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do TCM GO com informações da AGM

Leave a Reply