Com a finalidade de tornar a linguagem mais acessível, para os jurisdicionados e para a sociedade, e elevar o grau de transparência dos seus atos, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) iniciou o projeto da elaboração do seu novo Manual de Redação.
O projeto atualizará a linguagem dos documentos e os padronizará, pela adoção da Redação Jurídica Simples, para que atendam aos critérios de correção, de clareza, de coesão e de concisão.
Para este propósito, será realizada reunião de trabalho no dia 15/8, quinta-feira, às 14h30, no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia, para a qual estão convocados todos os servidores do tribunal.
A reunião de apresentação do projeto será ministrada pelo professor Carlos André, responsável pela produção do manual, com quem o TCMGO, por iniciativa do presidente Joaquim de Castro, estabeleceu profícua parceria desde o início de 2023.
Em fevereiro do ano passado, o tribunal oportunizou para os servidores que atuam na redação de documentos, o Curso de Linguagem Jurídica Simples, aplicado pelo professor Carlos André.
O TCMGO entende que a adoção da linguagem simples revela-se como uma abordagem fundamental para a promoção da transparência, da cidadania e da acessibilidade efetivas, e que é dever dos órgãos públicos avançar sempre na perspectiva de transmitir informações de maneira cada vez mais fácil, objetiva e inclusiva.
Fonte: TCM-GO