TCM-GO realiza o X Workshop de Planejamento Estratégico de 17 a 19 de março

O  TCM-GO  realiza,  nos dias 17, 18 e 19 de março de 2014,  o X Workshop de Planejamento Estratégico, para definir as prioridades e  ordenamento  de iniciatiavas  estratégicas  e  monitoramento estratégicos  do Plano de gestão 2014 – 2020 desta Corte.

O evento , que é coordenado pela Divisão de Gestão de Processos/ Diretoria de Planejamento , será das 8h às 18 h, na  Escola  de Contas  do  TCM GO.

 Planejamento  Estratégico  2014  –  2020

Para a construção do novo ciclo do planejamento 2014 até 2020, o TCM GO trabalha com a metodologia Grumbach. Em outras palavras, o Método Grumbach de Gestão Estratégica se ampara em várias Técnicas e Métodos: o brainstorming, os Métodos Delphi e de Impactos Cruzados, o Teorema de Bayes, a Simulação Monte Carlo, a Teoria dos Jogos, o processo de simulação e gestão de futuro já mencionado (“Método Lince”) e o “Balanced Scorecard – BSC”. Adicionalmente, tem seu emprego facilitado pelo emprego de três softwares: o Puma – Sistema de Planejamento Estratégico e Cenários Prospectivos, e o Lince – Sistema de Simulação e Gestão de Futuro e o Jaguar – Sistema de Gestão Estratégica.

Em síntese, o Método Grumbach se fundamenta em conceitos de:

  • Planejamento Estratégico com Visão de Futuro baseada em Cenários Prospectivos, empregando Simulação Monte Carlo;
  • Análise de Parcerias Estratégias, levando em conta princípios da Teoria dos Jogos;
  • Gestão Estratégica, com base na análise de fatos novos obtidos pela Inteligência Estratégica e no acompanhamento de indicadores.

Fonte: TCM/GO

Leave a Reply