Teve início na manhã da última segunda-feira (20), em Breves, o “Fórum Gaepe Arquipélago do Marajó: uma agenda comum pela transformação do Marajó”, reunindo cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, presidentes de câmara de vereadores marajoaras, conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), deputados estaduais, autoridades e representantes do governo estadual, federal e de organizações não governamentais.
O evento ocorreu até terça-feira (21) e foi dividido em palestras, oficinas temáticas e visitas às escolas localizadas na zona rural de municípios do Marajó.
Na abertura, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), conselheiro Antonio José Guimarães, explicou que o Fórum é resultado do trabalho interinstitucional para garantir melhoria dos resultados dos índices das escolas municipais marajoaras. “Nós esperamos sair daqui do Fórum com resultados transformadores, porque temos, além do TCM, o governo federal, estadual, municipais e instituições que desenvolvem iniciativas no Marajó, que já têm compromisso com o povo marajoara”, destacou Guimarães, que esteve ladeado na mesa de abertura do conselheiro Cezar Colares, conselheira substituta Adriana Oliveira, a secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, governador Helder Barbalho, vice-governadora Hana Ghassan, senador Beto Faro, secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, a promotora do Ministério Público Estadual, Helena Muniz, a presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, a oficial de Comunicação do Unicef no Brasil, Júlia Ribeiro, quatorze prefeitos e os deputados estaduais Andrea Xarão, Luth Rebelo, Iran Lima e Cilene Couto.
“O Tribunal hoje não só examina contas. Ele olha para os resultados de políticas públicas. No que diz respeito à política pública da educação aqui no Marajó não vai bem. Então nós precismos fazer uma mudança de rumo”, comentou o presidente do TCM-PA.
Durante a abertura, o governador e a vice-governadora do Pará ressaltaram o trabalho do controle externo no fomento das políticas públicas junto aos municípios. “O que estamos fazendo aqui é reunindo esforços para podermos melhorar a qualidade da educação pública do Pará. Portanto, quero reconhecer aqui o trabalho liderado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, que promove e faz esse grande chamamento e articulação de todas as forças do Estado em favor da educação no Marajó”, afirmou Helder Barbalho.
A secretária executiva do MEC, Izolda Cela, conheceu a realidade marajoara pela primeira vez. “Temos que fazer a superação de grandes desafios. Então a gente consegue isso quando estamos juntos e articulados. Penso que podemos ter novos e bons tempos para o Marajó”, disse ela.
“Poder reunir aqui municípios, Estado, governo federal e várias instituições parcerias, sem dúvida, coroa esse evento como um sucesso e fundamental para que efetivamente possa mudar a educação do Marajó”, enfatizou o conselheiro Cezar Colares, responsável pelas contas dos municípios da região e coordenador do projeto “Fortalecimento da Educação dos Municípios do Pará – Etapa Marajó”, que diagnosticou a realidade educacional daquela região e desencadeou a formação do GAEPE Arquipélago do Marajó.
O primeiro dia do evento contou ainda com palestras e esclarecimentos do público sobre alternativas de cooperação federativa, marco conceitual ribeirinho, programa Cidadania Marajó, ações de assistência social e referentes às ações de conectividade para a região.
Assista ao vídeo
Fonte: TCM-PA