TCM recebe visita pioneira da presidente do TCE-SP

TCEVisita_TCM-SPO presidente Roberto Braguim recebeu a visita de cortesia da presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), conselheira Cristiana Moraes. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas dos dois tribunais no sentido de promover a troca de conhecimentos entre seus corpos técnicos, para aperfeiçoar o controle externo das contas. Também participaram da reunião realizada no dia 26 de fevereiro o vice-presidente Edson Simões, o conselheiro Maurício Faria e o secretário-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi.

Segundo a presidente do TCESP, o objetivo do encontro foi o de realizar uma visita para aproximar as duas Cortes de Contas. “Esta é a primeira vez que tenho a honra de vir ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo e uma oportunidade para fortalecer os laços institucionais, para uma troca de experiências positivas, visando aproximar os nossos tribunais”, declarou a conselheira Cristiana Moraes.

Essa foi a primeira vez em 47 anos de existência do TCM que a instituição recebeu a visita protocolar de um presidente do TCESP. A conselheira Cristiana Moraes é a primeira mulher a integrar o Colegiado do TCE e também a primeira servidora de carreira a ocupar o posto mais elevado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 90 anos de história daquela instituição.

O presidente Roberto Braguim agradeceu a visita e considerou que “foi um prazer inenarrável ter aqui a presença da presidente do Tribunal de Contas do Estado, a doutora Cristiana Moraes. É a primeira vez, ao que me consta, que um presidente do Tribunal de Contas do Estado vem ao TCM, não só para conhecer suas instalações físicas, mas, principalmente, conhecer seus métodos de trabalho”.

Entre os diversos assuntos tratados na reunião, merece destaque o intercâmbio de conhecimento para permitir um maior acompanhamento dos contratos e da fiscalização da execução contratual, envolvendo as equipes técnicas das duas Cortes de Contas. Sobre esse intercâmbio de atuação, Roberto Braguim acrescentou que trocou com a presidente do Tribunal de Contas do Estado experiências acerca de rotinas de trabalho e procedimentos que estão sendo implementados no TCM, ao mesmo tempo em que tomou conhecimento sobre práticas empregadas no TCESP.

“Ficou acertado também que as nossas assessorias entrarão em contato entre si a fim de providenciarmos essa troca mais efetiva de ferramental e de experiências. Eles têm alguns projetos que irão implantar no Tribunal a respeito da efetividade e da transparência, por exemplo, do gasto público, da execução contratual, coisa que já fazemos no TCM. Então, vamos fazer com que nossos técnicos e os deles dialoguem, a fim de que isso enriqueça ainda mais o trabalho dos dois tribunais, numa sinergia fazendo que os esforços sejam voltados para o mesmo sentido”, afirmou Braguim.

O presidente do TCM adiantou que em breve irá ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para retribuir a visita de cortesia da conselheira Cristiana Moraes com o intuito de harmonizar o trabalho das equipes para que os dois corpos técnicos possam atuar em conjunto em favor do interesse público.

A presidente do TCESP aproveitou a ocasião para conhecer principalmente o plenário do TCM, além de outras instalações, como o memorial que resgata a história da construção da sede do Tribunal. Na oportunidade, a conselheira Cristiana Moraes deixou registrada a seguinte mensagem: “É a primeira vez que visito o TCMSP. Espero que seja a primeira de muitas visitas e que a troca de experiências positivas seja uma constante, visando o fortalecimento dos nossos tribunais, sempre em prol do cidadão. Um abraço a todos os conselheiros e funcionários que engrandecem esta Casa. Cristiana Moraes, Conselheira Presidente do TCESP. São Paulo, 26 de fevereiro de 2015”.