Plano de ação 2015 do TCE-ES tem 15 projetos prioritários

Para traçar metas e planejar o futuro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiros, auditores e gestores administrativos trabalharam de dezembro/2014 a fevereiro/2015 na reavaliação do Plano Estratégico da Corte e na construção do Plano de Ação para 2015. O resultado do trabalho foi a definição de 15 projetos prioritários a serem implantados ao longo deste ano, sem prejuízo das demais ações ora em curso.
Com ajuda de consultoria especializada, o processo de avaliação das estratégias e desafios para definir os projetos prioritários considerou a opinião dos membros e servidores ocupantes de cargo de chefia. Após análise de cenários e informações sobre conceitos de planejamento e gestão estratégica, deu-se início à revisão do plano estratégico, tendo como foco o ano de 2015.
Objetivos estratégicos
Dentre os objetivos estratégicos selecionados, o de maior relevância trata da ampliação do uso da tecnologia da informação nas ações de controle. Dentro deste foram contemplados sete projetos, destacando-se em especial a prestação de contas anual informatizada, a informatização dos processos internos (inclusive Recursos Humanos) e segurança do sistema de TI do Tribunal.
Outro objetivo diz respeito ao aprimoramento da gestão pública por meio da Escola de Contas, que prevê a abertura de oito mil vagas, neste ano, para capacitação de servidores e jurisdicionados nas mais diversas atividades da gestão pública, por meio da implantação da educação à distância (EAD).
Destaquem-se ainda as iniciativas destinadas ao aprimoramento e padronização dos processos de trabalho e seus respectivos instrumentos de controle, ao desenvolvimento das competências técnicas e gerenciais e ao fortalecimento da cultura de planejamento, de gestão e de resultados.
Traçadas as prioridades para 2015, o Tribunal definirá  até o final deste ano as estratégias de atuação para os cinco anos seguintes, culminando na elaboração do novo Plano Estratégico (2016-2020), tendo como prioridade a eficiência no controle externo.
Segundo a gestora do Núcleo de Planejamento e Projetos, Fátima Mavigno, “cada vez mais exigente, a sociedade cobra a utilização racional do dinheiro público e maior transparência das ações governamentais. Dentre estas, destaca-se o planejamento, moderna ferramenta gerencial que, dotada de orientações claras, coerentes e harmoniosas com os objetivos a serem perseguidos por qualquer organização, contribui para alcançar os resultados almejados.