TCMSP obtém renovação da Certificação de Qualidade ISO 9001 por mais um ano

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), como primeiro órgão público brasileiro a obter a Certificação da ISO 9001, acaba de conquistar a renovação dessa norma, na versão 2015, por mais um ano. Esse é o resultado do trabalho de auditoria externa realizado durante dois dias pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Trata-se de atestado de conformidade do sistema de gestão da qualidade dos processos e procedimentos internos colocado em prática em diversas áreas que integram o TCMSP. A comunicação da permanência da certificação do Tribunal à norma internacional ocorreu durante reunião de auditoria externa da qualidade, realizada na sexta-feira (23/08).

A coordenadora do Escritório do Controle da Qualidade Total (ETQC), Luciana Guerra, abriu a reunião e passou a palavra para o auditor Rogério Aveiro, da entidade certificadora contratada pelo TCMSP, que apresentou a conclusão de seu levantamento, quando destacou o atendimento da maioria dos requisitos da norma ISO 9001:2015, sem que fossem encontradas não conformidades, ressaltando a existência de quatro itens que apresentam oportunidade de melhoria nos processos internos, com a finalidade de aperfeiçoar os processos, reduzir índice de falhas ou desburocratizar alguns procedimentos.

Com 16 anos de práticas profissionais em auditoria, sendo 10 anos trabalhando na APCER, Rogério Aveiro recomendou a manutenção da norma internacional por mais um ano e elogiou a decisão do próprio TCMSP de se submeter ao trabalho de uma auditoria externo. Ele elogiou o aprimoramento contínuo dos órgãos de controle para atender a atividade-fim do Tribunal, destacando ainda a atuação do GRT, “que possui qualidade que não se encontra inclusive em empresas privadas”, segundo ele.

A auditoria externa de acompanhamento da norma abrangeu a Alta Direção; o Escritório da Qualidade; as coordenadorias II, III e VIII; a Subsecretaria de Fiscalização e Controle; e a Gestão de Relações do Trabalho (GRT) do TCMSP. A certificação ISO 9001:2015 é uma norma reconhecida em nível internacional que atesta o sistema de gestão de qualidade e define as ferramentas de padronização para ser empregado em processos internos de uma organização.

De acordo com o subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Fornazieri, o trabalho de coleta de dados pela certificadora externa aconteceu de forma tranquila e contou com a colaboração de todos os setores auditados, como vem ocorrendo desde a primeira auditoria, feita em 1996. Ele frisou que as mudanças registradas nos últimos dois anos exigem acompanhamento constante por parte das coordenadorias, de SFC e do Tribunal como um todo, visando melhorar o sistema produtivo.

Em seguida, foi a vez do secretário Geral em exercício, Sandro Marcello Costa Mongelli, dizer que o trabalho da auditoria externa tem ação direta na área-fim, mas que tem reflexo também em todos os setores da instituição, com a finalidade de conquistar as melhorias apontadas no levantamento.

Falando em nome do presidente do Tribunal, conselheiro João Antonio, a chefe de Gabinete da Presidência, Angélica Fernandes, explicou que as recentes mudanças internas registradas são respostas a pressões legítimas da sociedade civil, o que é um fato positivo para dar agilidade ao conjunto do TCMSP.

Finalizando o encontro, a coordenadora do Escritório do Controle da Qualidade Total, Luciana Guerra, afirmou que a auditoria externa não é ação isolada, mas que soma ao trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico com previsão de quatro anos, com vistas ao processo de melhoria de atuação do Tribunal.

Além dos representantes do Comitê Gestor, também estiveram presentes na abertura dos trabalhos de auditoria externa diversos auditores e representantes de gabinetes dos conselheiros.

Veja a matéria com fotos pelo link: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/11623