TCs aderem à Rede de Informações Estratégicas e ao Sistema de Avaliação de Agilidade e Qualidade

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, e representantes dos Tribunais de Contas brasileiros assinaram, na tarde desta terça-feira (2), durante o 2º Encontro do Conselho Deliberativo, dois Acordos de Cooperação Técnica com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

O primeiro, assinado pelo TCU e por mais 23 Tribunais de Contas, prevê a adesão à Rede Nacional de Informações Estratégicas, que objetiva criar condições para melhorar a eficiência e eficácia das atividades dos TCs por meio da aplicação de técnicas de inteligência com utilização de base de dados e informações.

Já o segundo, que conta com a participação de 21 Tribunais de Contas, estabelece parâmetros, itens e critérios de agilidade e qualidade do controle externo  com o objetivo de elevar todos os TCs do país a um padrão de excelência que responda aos anseios da sociedade.

De acordo o ministro Augusto Nardes, as instituições de controle externo devem atender ao clamor popular e buscar padrões de excelência e ser mais transparentes. “A única forma de alcançar esse objetivo é trabalharmos juntos, com planejamento. É claro que isso depende de uma série de medidas e, por isso, começamos, há dois anos, a implantar as Auditorias Coordenadas nas áreas de Saúde e Educação”, disse o presidente do TCU.

O presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, registrou que a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica representam um momento histórico para o controle externo brasileiro. “Trata-se de um caminho sem volta”, disse.
Clique no link e confira todas as fotos das assinaturas dos ACTs – https://www.atricon.org.br/galeria-de-fotos/tcu-e-tcs-aderem-a-act-rede-de-informacoes-estrategicas-e-criterios-de-agilidade-e-qualidade/

Leave a Reply