TCU adota modelo personalizado de assistente de redação baseado em inteligência artificial 

O Tribunal de Contas da União adotou um assistente virtual para uso interno baseado na ferramenta ChatGPT. O programa, batizado de ChatTCU, poderá ser utilizado pelas equipes do Tribunal como apoio para otimizar tempo na produção de textos, adaptações para linguagem simples, traduções e análises relacionadas a ações de controle externo.

O secretário da Setid: Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital, Rainério Rodrigues Leite, ressalta os diferenciais da iniciativa no boletim veiculado na Rádio Justiça.

O ChatTCU está hospedado em um ambiente virtual da empresa Microsoft, um espaço controlado e com acesso restrito. Essa configuração oferece mais segurança do que o ChatGPT, por exemplo, que está disponível publicamente pela Internet e tem seus serviços expostos a uma ampla gama de usuários e ameaças potenciais da rede. 

A expectativa é que – no longo prazo – o ChatTCU tenha acesso à base de dados do Tribunal na íntegra. A inovação deve trazer maior rapidez e eficiência para o trabalho dos servidores, que poderão filtrar informações precisas e relevantes sobre processos específicos.