TCU assina acordo para participar de programa de auditoria especializada em dívida pública

O tribunal de Contas da União, TCU, assinou acordo para participar de programa sobre auditoria especializada em dívida pública da Intosai Development Initiative (IDI). O acordo foi assinado na Reunião de Cooperação com as Entidades de Fiscalização Superior (EFS), na Cidade do México.

A reunião teve participação do corpo diretivo das EFS participantes, situadas nas Américas Central e do Sul. O TCU apresentou as características da dívida pública no Brasil e a forma como tem atuado no acompanhamento do endividamento federal.

O ministro José Jorge destacou a importância do programa para fortalecer a capacidade da equipe de auditoria do tribunal no acompanhamento da gestão da dívida pública brasileira. Ele salientou a relevância com que o tema deve ser tratado pelas EFS, e destacou que a dívida pública do Brasil é uma das mais caras do mundo, segundo dados recentes do FMI, com juros nominais de 5,2% em proporção do PIB ao final de 2013.

Os participantes do evento ressaltaram a importância de serem realizadas auditorias com foco na estratégia, na performance da gestão e principalmente na sustentabilidade da dívida pública.

O programa foi iniciado em 2013 e irá até 2016. Ele tem como objetivo compartilhar conhecimento entre as EFS participantes e aplicar conhecimentos obtidos no decorrer do programa em auditorias piloto. Representantes de Argentina, Colômbia, México, Honduras, Paraguai, Peru e Venezuela estavam presentes.

Leia mais:

Serviço:
Secom – CC/SS
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500