O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, encaminhou à Atricon o nome de oito auditores de controle externo de diversos Tribunais de Contas do Brasil para integrarem o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas.
Uma lei publicada em janeiro deste ano autoriza o presidente do TCU a se tornar membro do Conselho, permitindo também que auditores atuem no exterior.
A iniciativa busca fortalecer a atuação internacional dos profissionais brasileiros e melhorar a eficiência dos projetos da ONU. Os critérios de seleção de servidores incluíram proficiência em inglês e experiência em auditoria financeira.
No boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, o presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, destaca a participação dos auditores como uma forma de fortalecimento do país no cenário global.
Os auditores selecionados passarão por treinamentos entre março e abril, com início das atividades previsto para julho de 2024. A parceria entre o TCU e os Tribunais de Contas brasileiros foi elogiada por representantes da área, que ressaltaram a importância da oportunidade para aprimoramento profissional e a qualidade do controle externo do país.
A formalização da participação dos selecionados será realizada através de um Termo de Adesão entre os Tribunais de Contas e as entidades responsáveis.