Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) estão no Acre desde segunda-feira, 27, e visitam escolas do Acre consideradas modelo em educação inclusiva. O Tribunal de Rondônia está realizando uma auditoria operacional e durante os trabalhos as escolas estaduais do Acre Clinio Brandão e Clarisse Fecury foram identificadas por boas práticas de ensino, principalmente no que se refere à educação inclusiva.
A Auditoria Operacional tem o objetivo de determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como, se há espaço para aperfeiçoamento. Este tipo de Auditoria não gera penalidade ao gestor, mas propõe recomendações para que ele alcance melhores resultados.
Os Técnicos do TCE-RO Vanessa Valente, Maria Gleidivana Albufeira e Leonardo Monteiro, acompanhados pelos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Fernanda Leite, Roney Caldera e Valdeci Duarte, começaram as visitas pela Secretaria Estadual de Educação – SEE e foram recebidos pelo Secretário Estadual Adjunto de Educação, Tião Flores e pela equipe técnica que coordena a educação inclusiva no Estado do Acre.
Entre entrevistas e as visitas os técnicos buscaram conhecer todo o processo, desde a recepção das crianças até o dia a dia em sala de aula, já que a educação inclusiva atua, com uma proposta de transformar a escola em um espaço de integração entre o ensino regular e o ensino especial.
Fonte: TCE-AC