A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) aderiram à campanha “Fora da Escola Não Pode! Mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
De acordo com os organizadores, a intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, Estados e municípios podem contar com dados concretos, que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos à educação. Saiba mais em: https://buscaativaescolar.org.br.
O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destaca que a exclusão escolar no Brasil foi agravada com a pandemia. De acordo com o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, lançado nesta quinta-feira pelo UNICEF, em parceria com o Cenpec Educação, em novembro de 2020, quase 1,5 milhão de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não frequentavam a escola (remota ou presencialmente) no Brasil. A eles, somam-se outros 3,7 milhões que estavam matriculados, mas não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa. No total, 5,1 milhões tiveram seu direito à educação negado em novembro de 2020. Acesse o estudo em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.
“Os dados alarmantes, e não podem ser considerados apenas estatísticas: é necessário um amplo esforço, coordenado e articulado, para impedir que essas crianças e adolescentes não sejam afastados permanentemente dos ambientes de ensino, agravando ainda mais a situação vulnerabilidade social e econômica em que se encontram”, disse o presidente.
A campanha será divulgada nos veículos impressos, digitais e de rádio do Grupo RBS, nas mídias sociais dos Tribunais de Contas e nos jornais e rádios parceiros. A atriz e locutora Carolina Manica aderiu ao projeto e gravou os spots de forma voluntária, assim como a webdesigner Márcia Vecchio adaptou as peças. A iniciativa faz parte de um acordo assinado entre Atricon, IRB, Conselho Nacional do Ministério Público e UNICEF, que prevê ações de colaboração incluindo capacitação, monitoramento, engajamento e mobilização dos gestores públicos municipais, distritais e estaduais e outros agentes para enfrentamento da exclusão escolar e da cultura do fracasso escolar na educação básica. Entre as atividades previstas pelo documento estão o intercâmbio de informações e apoio técnico e a elaboração de cartilhas para orientar a atuação dos MPs e dos TCs, no âmbito de suas esferas de competência. O CTE-IRB atua como representante da Atricon e do IRB no projeto.
Conheça as peças da campanha:
Spots de Rádio
Spot 1: O ano escolar não está perdido.
Técnica | Locução |
Trilha https://motionarray.com/royalty-free-music/when-i-grow-up-664546
|
Momento Busca Ativa Escolar
Abraço à distância, reunião à distância e escola à distância. A pandemia de COVID DEZENOVE alterou a rotina de todo mundo, inclusive na educação. Mas isso não significa que o ano escolar esteja perdido. As redes de ensino mudaram rapidamente sua forma de atuação para oferecer atividades educacionais não presenciais. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que contribui para manter o vínculo dos estudantes com a escola em momentos de crises e emergências. Porque fora da escola, não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos. Faça parte desta campanha. Saiba mais em BUSCA ATIVA ESCOLAR PONTO ORG PONTO BR. Uma iniciativa Unicef e Undime com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do IRB. |
Spot 2: A exclusão escolar ainda é uma realidade.
Técnica | Locução |
Trilha https://motionarray.com/royalty-free-music/acoustic-children-6313
|
Momento Busca Ativa Escolar
O direito à educação é garantido pela Constituição Federal. Mas a exclusão escolar ainda é uma realidade no país. O trabalho infantil, a gravidez na adolescência, os diversos tipos de violência, a falta de vagas ou de transporte escolar estão entre os muitos motivos da exclusão escolar. A Busca Ativa Escolar ajuda gestores municipais e estaduais a identificar aqueles que estão fora da escola ou em risco de abandono. Porque fora da escola, não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos. Faça parte desta campanha. Saiba mais em BUSCA ATIVA ESCOLAR PONTO ORG PONTO BR. Uma iniciativa Unicef e Undime com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do IRB. |
Spot 3: A pandemia não revoga o direito à educação.
Técnica | Locução |
Trilha https://motionarray.com/royalty-free-music/acoustic-children-6313 |
Momento Busca Ativa Escolar
A crise causada pela COVID DEZENOVE mudou a vida de todos, e alterou também a forma como é oferecida a educação para crianças e adolescentes. Mas uma coisa não pode mudar: educação é um direito que precisa ser garantido, mesmo em momentos de crises e emergências. Nenhuma menina e nenhum menino podem ser deixados para trás. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia criada para apoiar Estados e Municípios a fazer com que esse direito seja garantido. Porque fora da escola, não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos. Faça parte desta campanha. Saiba mais em BUSCA ATIVA ESCOLAR PONTO ORG PONTO BR. Uma iniciativa Unicef e Undime com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do IRB. |
Divulgação: a campanha será divulgada nos veículos impressos, digitais e de rádio de uma emissora local no Rio Grande do Sul (Grupo RBS), nas mídias sociais dos Tribunais de Contas e nos jornais, rádios e sites que tenham interesse em se tornar apoiadores.
Texto: Priscila Oliveira