Tribunais de Contas lançam campanha para expor dados da educação brasileira

Iniciativa integra projeto das cortes fiscalizadoras para elevar nível de ensino no país

Em mais uma etapa do movimento dos Tribunais de Contas para elevar a régua da educação no Brasil, o Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa, que é vinculado às cortes fiscalizadoras, lançou uma campanha nas redes sociais para mostrar dados relevantes da educação no país. Batizada de Números da Educação, a iniciativa traz informações alarmantes em suas primeiras peças. Um dos cards mostra que mais de 13 mil profissionais da educação infantil não possuem Ensino Médio. Outro, indica que apenas 38% das escolas de educação básica possuem bibliotecas.

As primeiras peças tratarão da formação dos professores e da infraestrutura das escolas em todo o país. Na próxima etapa da campanha, serão divulgados dados específicos de cada Estado.
De acordo com o conselheiro do TCE gaúcho, Cezar Miola, que preside o comitê, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para garantir uma educação de qualidade com equidade.
— A intenção é usar as redes sociais e despertar a consciência da sociedade para que, tendo as informações, possa cobrar mais qualidade na educação.

A campanha faz parte do projeto Educação que Faz a Diferença, que pretende mapear o desempenho das redes de Ensino Fundamental no país e identificar práticas que podem ser replicadas para elevar o nível em todo o Brasil.

Campanha repercutiu em Jornal Gaúcho. Confira: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2019/09/tribunais-de-contas-lancam-campanha-para-expor-dados-da-educacao-brasileira-ck0oc5v9o07sd01tgh5gecy53.html

Texto: Priscila Oliveira – TCE-RS