Tribunal de Contas da Paraíba celebra os 48 anos de existência

Os 48 anos de instalação do Tribunal de Contas da Paraíba foram comemorados, no último dia 1º de março, com hasteamento de bandeiras, cântico do Hino Nacional, declamação de poemas e apresentações musicais a cargo de servidores da Casa.

Tudo começou, no pátio externo, onde o presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, o conselheiro aposentado Juarez Farias e o auditor de contas públicas Francisco Lins hastearam, por ordem de citação, a Bandeira do Brasil, a do Estado e a do próprio Tribunal, enquanto o também auditor Emmanuel Burity executava o Hino Nacional ao violino.

Em seguida, a programação de aniversário transcorreu no Plenário Ministro João Agripino Filho, então ocupado por membros e servidores da Casa, com declamações do poeta Sander Lee, ex-presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Os números musicais, último ato antes do corte de um bolo, estiveram por conta dos servidores Ídio Matos, Francisco Valério Neto, Marilza Gondim e Célia Sotero.

HISTÓRIA – Criado em 17 de agosto de 1970 pelo Decreto 3.621, do então governador João Agripino, o TCE teve sua implantação efetivada em 1º de março do ano seguinte.

No transcurso do tempo, dada a excelência de seus quadros, desenvolveu sistemas, programas e aplicativos que hoje o colocam na vanguarda nacional do sistema de controle externo. O mais eloquente dos exemplos é o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), lançado em 2002 e, desde então, sucessivamente aprimorado.

Outra de suas iniciativas, o Programa Voluntários do Controle Externo (Você), programa de controle social sem precedente no País, recebeu do Ministério da Saúde o Prêmio Sérgio Arouca, nome que remete a uma das grandes lideranças do Movimento da Reforma Sanitária no Brasil.

Lançado em 2007 pelo presidente Arnóbio Viana, que hoje volta a conduzir o Tribunal, o Você (agora, também, em versão eletrônica) envolveu, inicialmente, pessoas idosas voluntariamente inscritas para inspeções em Postos de Saúde da Família, na Capital e interior do Estado. A premiação refletiu o reconhecimento nacional a experiências exitosas de promoção da saúde pública.

GALERIA DE FOTOS

 

Ascom/TCE-PB