Tribunal de Contas da União audita sistema de gestão da Casa da Moeda

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez uma série de determinações e recomendações à Casa da Moeda do Brasil (CMB) com o objetivo de aprimorar o sistema integrado de gestão da empresa.

Ao realizar auditoria para avaliar o uso e as práticas administrativas do sistema de gestão do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), o TCU constatou aspectos positivos já implantados, ao lado de possibilidade de melhorias nas áreas de planejamento e processos sustentadores de tecnologia da informação, segurança da informação e análise de riscos.

O tribunal verificou que, no contrato do sistema integrado de gestão, não há especificação de níveis mínimos de serviços nem remuneração vinculada a resultados. Na área de contratos, há ainda impropriedades na contratação de serviços por inexigibilidade de licitação e no cadastramento de informações e consultas a sistemas informatizados da administração pública.

O tribunal verificou inexistência ou informalidade de processos de gestão de riscos de tecnologia da informação, gerenciamento de requisitos, gerenciamento de mudanças, testes e implantação, e configuração.

Quanto à segurança, o TCU constatou que não há plano de continuidade de tecnologia da informação, políticas de segurança e de controle de acesso.

O ministro Walton Alencar Rodrigues foi o relator do processo.

Serviço:
Leia a íntegra da decisão no link abaixo.
Acórdão 2296/20112 – Plenário
Processo TC 015.574/2011-3
Sessão 29/8/12
Secom – LV
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Leave a Reply