O Tribunal de Contas do Estado de Goiás comemorou hoje (2/set) seu 61º aniversário de instalação, ocorrido dia 1º, com apresentações cívicas e artísticas durante todo o dia. Na parte da manhã foram hasteadas as bandeiras e, à tarde, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Coral do TCE-GO apresentam músicas clássicas e populares.
O encarregado do hasteamento da bandeira do Brasil foi o conselheiro Saulo Marques Mesquita, cabendo aos servidores Iron Dangoni e Ana Maria Rezende hastear, respectivamente, as bandeiras de Goiás e de Goiânia.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresenta durante o aniversário do TCE-GO. Vinculada ao Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, a orquestra foi conduzida pelo maestro Andrei Batista que propiciou um espetáculo descontraído. Destaque para o momento em que a servidora Nádia Rezende de Faria se voluntariou para simular a regência da orquestra, a convite do maestro.
Já o Coral do TCE-GO, sob a regência da maestrina Joana Christina, apresentou novo repertório especialmente preparado para o aniversário do Tribunal, além de outras já conhecidas pelos colegas.
NA HISTÓRIA – Criado pela Constituição Estadual de 1947, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás não se instalaria de imediato. Isto porque, no artigo 52 do ato de suas Disposições Transitórias, a Carta Estadual havia estipulado que a instalação seria feita quando a arrecadação das rendas estaduais atingisse a importância de cem milhões de cruzeiros anuais. Com isso, o Tribunal somente viria a ser organizado cinco anos mais tarde, sendo instalado no dia 1º de setembro de 1952.
Clique aqui e veja mais sobre a história do TCE-GO.