Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Tribunal de Contas de Pernambuco e OAB celebram convênio de cooperação

O Tribunal de Contas e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção de Pernambuco, firmaram ontem (31) um convênio de cooperação técnica no sentido de dinamizar o intercâmbio de informações e treinamentos para fortalecer o controle externo e a gestão pública.
A ação conjunta terá a interveniência da Escola de Contas do TCE e da Escola Superior de Advocacia da OAB. Subscreveram o documento os presidentes Teresa Duere (TCE) e Pedro Henrique Reynaldo Alves (OAB) e os diretores das duas Escolas, Marcos Loreto e Gustavo Ramiro Costa Neto, respectivamente. Pelo Tribunal, prestigiaram a solenidade os conselheiros Valdecir Pascoal, Carlos Porto, Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto e João Campos e o procurador consultivo Ricardo Sampaio e, pela Ordem dos Advogados, o advogado Jarbas Fernandes Cunha Filho, presidente da Comissão de Administração Pública.

AS CLÁUSULAS – O convênio é composto por sete cláusulas. Por intermédio da primeira, as duas entidades se obrigam a fiscalizar o cumprimento da norma constitucional que impõe a realização de concurso público para a admissão de assessores jurídicos e procuradores, além de restringir o quantitativo de cargos comissionados em função do total de servidores admitidos pela administração pública. Elas se comprometem também a cobrar o respeito ao devido processo legal e ao princípio da motivação das decisões, quando do julgamento das contas dos prefeitos, pelas Câmaras Municipais, especialmente nas hipóteses em que houver divergência do parecer prévio emitido pelo TCE.

MÃO DUPLA – Caberá às duas Escolas proporcionar a estrutura, o material didático e os instrutores necessários à realização de cursos técnicos para o aperfeiçoamento de pessoal.

Para a presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, nenhum órgão público pode desincumbir-se bem de suas atribuições se não tiver parceiros, porque, sozinho, disse ela, “não se vai a lugar nenhum”. Ela saudou a parceria com a OAB-PE dizendo tratar-se de uma das instituições mais respeitadas do país.

Por sua vez, o presidente da OAB, Pedro Henrique Reynaldo, disse que a parceria entre os dois órgãos, com a interveniência das respectivas Escolas, fortalecerá o controle externo, o controle social e a administração pública.

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.